Vereador Caçula faz balanço do primeiro semestre de mandato
- Redação
- 11 de jul. de 2017
- 5 min de leitura
Eleito pelo PMDB com 1.618 votos (2,98%), Helson Barbosa, o Caçula, assumiu o seu primeiro mandato na câmara municipal de Catalão. O vereador é ativo nas discussões parlamentares e responsável pela apresentação de importantes requerimentos e projetos de lei.

Entre os requerimentos apresentados por Caçula, destaca-se o pedido de melhoria estrutural no bairro Jardim Catalão, reforma e melhoria dos banheiros públicos e disponibilidade de guarda municipal na Praça Duque de Caxias, pedido de estudo para realização de convênio com abrigos e associações de animais para castração, vacinação e atendimento médico veterinário a cães e gatos, melhoria da estrutura física da Escola Municipal Lázaro Pinto Marra, no Bairro Jardim Catalão, recuperação das estradas vicinais na zona rural e distritos, renovação do convênio com o Pronto Socorro da Santa Casa, criação do curso de Arquitetura na Universidade Federal de Goiás (UFG) - Campus Catalão e revitalização das represas do Bairro Monsenhor Souza.
O vereador também requereu a reforma e reabertura do Centro de Convivência da Terceira Idade – João Faiad, transporte escolar as crianças do Bairro Alvino Albino, calçamento da via pública em torno do Colégio Estadual Carolina Vaz da Costa, em Pires Belo, implantação de projeto social de cultura itinerante para bairros e distritos, construção da casa de velório no distrito de Santo Antônio do Rio Verde, concessão de espaço para adequação de subestação rodoviária no distrito de Pires Belo, construção de Praça pública na rua 104 com 97 no Bairro Castelo Branco, doação de terreno para construção de sede para a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Catalão, implantação do projeto ‘Plantando Orquídeas’ no parque Calixto Abrão e Bosque dos Buritis através da Associação Orquidófila Regional de Catalão (AORC), Projeto Rua do Lazer nos distritos, apoio a pesca esportiva no 4º torneio de pesca Serra do Facão e soltura de peixes na represa do clube do povo, criação da secretaria da juventude, implantação de semáforo na Av. Raulina Fonseca Paschoal cruzamento com Rua Nilo Margon Vaz, construção de arquibancadas e reformas dos vestiários do Estádio Heleno Correia de Mesquita, em Pires Belo, disposição de 10 mesas para a Escola Dário Pires, para atender 127 alunos da escola em Pires Belo e reforma da quadra esportiva ‘Edson Ribeiro’.
Criação do programa ‘Saúde Itinerante’ nas comunidades rurais e bairros carentes de Catalão, instalação de extensão do Centro de Convivência do Pequeno Aprendiz (CCPA), no Bairro Castelo Branco, instalação de câmeras em toda a cidade, reforma da área esportiva da represa do clube do povo, construção de Praça pública na rua Augusto Silvestre com à rua 99 e 99A, Bairro Liz, adequação e drenagem da rede pluvial do Bairro Santa Terezinha, reforma da quadra esportiva ‘Sérgio Alves Rodrigues’, no Bairro Castelo Branco, reformas das praças situadas na Vila Liberdade, implantação de tendas na Escola Santa Inês, na comunidade cruzeiro dos martírios, construção de uma barreira de proteção vertical nas proximidades do estacionamento público em frente a câmara municipal, instalação de gerador no município de Santo Antônio do Rio Verde.
O vereador também solicitou a extensão da secretaria de esportes nos distritos de Pires Belo e Santo Antônio do Rio Verde, instalação de bebedouro e ventiladores na casa de velório ‘Marly Maria Arruda’, implantação do programa ‘Praças Digitais’, instalação de internet gratuita nas praças públicas de Catalão, recapeamento no setor aeroporto, apoio aos praticantes de ciclismo e mountain bike, implantação de redutor de velocidade próximo à rua Planaltina, próximo ao Asilo São Vicente de Paula, construção de uma represa no córrego do almoço, no Bairro Castelo Branco, reforma e instalação de casa de velório no município distrito de Santo Antônio do Rio Verde, segurança nas escolas e creches durante os fins de semana, aplicação do programa de moradia popular aos moradores de Santo Antônio do Rio Verde, Pires Belo e comunidades rurais, poço artesiano e construção de reservatório de água na comunidade do Cubatão do Limoeiro, distrito de Santo Antônio do Rio Verde e instalação de academia ao ar livre na Praça da Fé, Vila Cruzeiro.
O vereador Caçula apresentou 04 Projetos de Lei (PL). O primeiro dele determina a criação do mês ‘Janeiro branco’, em homenagem à realização de ações educativas para conscientização sobre a saúde mental. De acordo com o vereador, o objetivo da campanha é levar informações sobre saúde mental e emocional às pessoas. “Diante de tais reflexões, o foco do presente projeto é despertar toda a sociedade para a importância da saúde mental, desde seus aspectos individuais aos coletivos”, disse.
O segundo PL apresentado prevê a obrigatoriedade de inclusão de item referente a sistema de captação de água da chuva ou de reuso não potável de água no projeto técnico da obra. “Esse projeto nasce da necessidade de se induzir o aproveitamento eficiente da água, cada vez mais escassa em nosso planeta. Medidas que levam a um melhor aproveitamento das águas pluviais torna-se cada vez mais necessária na medida em que o recurso se torna mais escasso”, justificou. No terceiro PL, Caçula pede a sinalização semafórica piscante no período entre 00h e 05h, o vereador justifica dizendo que o modelo visa garantir segurança aos motoristas, levando em conta que a noite, há maior incidência de assaltos a veículos que param no semáforo. “O presente projeto é proposto com o único intuito, dar mais segurança aos motoristas, poupando os cidadãos de danos e risco à sua vida”, completou.
O quarto PL apresentado torna pública a Casa de Apoio ao Morador de Rua de Catalão Marly Cardoso (CAMOR). Helson diz que “Ressalta-se que a Casa de Apoio ao Moradores de Rua de Catalão não possui recursos próprios, sobrevivendo de doações e de serviços prestados de forma voluntária (...)O reconhecimento de utilidade pública possibilita que a Casa de Apoio ao Morador de Rua realize parcerias com o Poder Público Municipal para o auxílio de sua manutenção”.
Em entrevista a redação do Serra Dourada News, o vereador falou também sobre os 6 meses de atuação. “Foram muito difíceis tanto no executivo quanto no legislativo, executivo pela maneira como encontrou o município e as dificuldades né, a cada dia uma resolução nova e isso aí acabou complicando um pouco esse início de gestão”.
Caçula conta também que focou sua atuação em bairros, distritos e comunidades rurais, buscando identificar as principais reivindicações da população. “Apresentamos proposituras principalmente nos distritos, partindo do poder público são pequenas ações, como ambulância, um local adequado para fisioterapia nesses distritos, esportes, recuperação das quadras, campos, e apoio principalmente a esses jovens, crianças que estão aí sem atividades e nisso nós fomos atendidos, pois como eu disse, o secretário tem comprometimento”.
O vereador pemedebista finaliza dizendo que suas principais bandeiras são ‘trabalho’, ‘respeito’, ‘comprometimento’ e apoio as comunidades e as pessoas.
Comentarios