Sob intervenção da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) por determinação da Justiça do Trabalho desde outubro do ano passado, o Sindicato Rural de Catalão finalmente deverá decidir quem irá dirigir a entidade no triênio 2018/2021.

Depois de acatar recurso do produtor rural Daniel Georges Rezende (candidato na eleição anterior), o juiz da Vara do Trabalho, Armando Benedito Bianki, anulou o pleito de outubro, determinou a intervenção da FAEG e definiu o dia 18 como data para a nova eleição.
Rezende alegou que a falta de divulgação do processo eleitoral nos principais veículos de comunicação de Catalão, em locais públicos como a Câmara Municipal e o Fórum, e em Davinópolis, Ouvidor e Três Ranchos - cidades onde a base territorial do Sindicato se estende – atrapalhou a chapa que iria concorrer com o presidente Marcos Aparecido Favoretto e com o vice Newton José da Silva, este último presidente no mandato anterior.
Após essa decisão, o magistrado estabeleceu o dia 8 de janeiro para registro de novas chapas e o dia 18 de fevereiro para realização do novo pleito, que deverá ocorrer entre as 8 e 16 horas no Parque de Exposições Waldivino Duarte, local onde está situada a sede do Sindicato Rural.
“Diante desse imbróglio, os concorrentes se uniram e decidiram lançar chapa única encabeçada por Renato Ribeiro, produtor rural paulista que atua na região do Chapadão, mas que mora em Catalão há muitos anos”, disse, em nome do interventor Eduardo Veras, a assessora de comunicação do Sindicato Rural, Larissa Pacheco.
Dia 18, Renato Ribeiro terá que receber 2/3 dos votos mais 1. A impugnação poderá ser requerida até cinco dias depois. Caso ele e o restante da diretoria não obtenham essa votação, o Sindicato terá que realizar outra eleição dia 23 com 50% dos votos ou dia 2 de março, com 40%.
Além da diretoria (composta pelo presidente, vice, secretário e três suplentes), os associados deverão eleger três titulares e três suplentes do conselho fiscal e dois titulares e dois suplentes de delegados junto à FAEG.
Dentre mais de 500 associados, por estarem em dia com o Sindicato, apenas 280 deles poderão votar.
Comments