Serra do Facão Realiza Oficinas do PACUERA
- Carlos Duarte
 - 14 de mar. de 2017
 - 2 min de leitura
 
Oficinas Esclarecem dúvidas sobre o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatório Artificial

Serra do Facão Realiza Oficinas do PACUERA
Foram realizadas durante toda a semana seis oficinas comunitárias nos municípios da região de abrangência da UHE Serra do Facão. As oficinas iniciaram-se na cidade de catalão e seguiram curso em Paracatu, Ipameri, Campo Alegre, Santo Antônio do Rio Verde e se encerraram em Davinópolis, com objetivo de preparação para as duas Consultas Públicas que serão realizadas em Catalão e Campo Alegre sob coordenação do IBAMA nos próximos 23 e 24 de março.
O Gerente Sócio Ambiental da Sefac Pablo Salgado, esteve à frente das oficinas juntamente com uma equipe especializada da usina, para tratar com clareza ao público todas as dúvidas sobre o assunto. Durante as oficinas o consultor Paulo César Ribeiro conduziu as palestras que esclareceram o passo a passo de todos os processos e levantamentos de questões do PACUERA.
Em todas as oficinas o público se mostrou atento a realidade dos fatos e interessado na questão, levantando dúvidas que foram sendo solucionadas uma a uma pelo palestrante e pela equipe presente. “Essa oficina é muito importante. Fiz questão de estar presente para entender melhor sobre o assunto e poder estar correto diante as normas do plano. Foi um dia muito proveitoso e esclarecedor”, comenta o Proprietário Rural de Campo Alegre Sr. Antônio Alcântara Camara.
“As oficinas aconteceram para total esclarecimento sobre o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatório Artificial – PACUERA. A intensão é que o público possa participar das próximas consultas públicas com o IBAMA, com o conhecimento necessário para as discussões que possibilitarão a aprovação do Plano. Nos empenhamos para levar o conhecimento sobre o trabalho desenvolvido e conseguimos atingir a meta de esclarecimento necessário a população interessada. Com as oficinas realizadas seguimos aguardando as consultas públicas visando a aprovação do Plano para que seja desenvolvido um trabalho ainda mais específico e de excelência”, explica Pablo Salgado.
Em Davinópolis, o prefeito Robson Luiz da Silva Gomes (PR) salientou a satisfação de ter a SEFAC parceira dos projetos sociais do município, e esta apresentação de PPAs é de grande importância para conscientização ambiental e ate mesmo para ter conhecimento da exploração turística do lago da usina da SEFAC, dentro dos parâmetros legais.
As oficinas foram encerradas e marcadas com as presenças de autoridades locais e proprietários rurais. Cada Município se empenhou como pode para receber tais esclarecimentos tão importantes. A equipe da Sefac agradece a colaboração e espera a presença todos nas consultas públicas com a participação do IBAMA que acontecem em Catalão no dia 23 e em Campo Alegre no dia 24 de março.




Comentários