SAE esclarece sobre falta de água em bairros da cidade e medidas emergenciais tomadas
- Carlos Duarte
- 14 de ago. de 2017
- 2 min de leitura
.

Durante o final de semana houve problemas no abastecimento de água em Catalão o que gerou muita reclamação por parte da população catalana, inclusive com várias reclamações que chegaram aos veículos de comunicação e redes sociais.
O superintendente da Superintendência de Água e Esgoto de Catalão (SAE), Fernando Vaz Ulhôa, esteve na manhã desta segunda-feira (14) falando com nossa reportagem, para comentar o problema de falta de água na cidade e contar quais providências estão sendo tomadas para volta o reabastecimento.
Fernando explicou que neste ano, na SAE, aconteceram várias coisas. “Queimou bomba, rompeu adutora; temos alguns problemas de falta de pressão de água. A gente já sabe que as regiões mais altas de Catalão, a água chega mais fraca e estamos tomando providência quanto a isso. Na pressa de inaugurarem a tal represa, houve até uma falha de projeto, deveria ser instalada bomba ali, mas não foi feito e a água chega lá (na Estação de Tratamento de Água - ETA) com muita dificuldade. O prefeito Adib Elias Junior juntamente conosco está tomando todas providências para resolver os problemas”, contou o superintendente.
Sobre a falta de água no final de semana, o superintendente contou que houve uma pane no sistema elétrico na captação de água que leva a água do Ribeirão Pari até a Estação de Tratamento de Água no bairro Cruzeiro e as adutoras tiveram que ser desligadas para que o conserto fosse feito. O superintendente da SAE esclareceu que houve um desiquilíbrio total no sistema e o abastecimento de água não foi, totalmente interrompido, uma vez que está sendo captada a água de outros poços, funcionando 40% da sua capacidade e por isso a parte alta da cidade ficará sem água por conta da lentidão na recuperação do sistema.
Ele informou que o reparo está sendo feito de forma rápida, mas mesmo assim houve queda nos reservatórios e no sábado e domingo o consumo foi muito alto o que acabou influenciando no fornecimento em vários bairros da cidade. Disse ainda que os procedimentos de reparo emergencial já estão sendo efetuados, com previsão de normalização do serviço de dois a três dias.
“Uma promessa que nós fazemos a população é a seguinte, este ano ainda vamos ter estes problemas pontuais, mas no ano que vem em Catalão, não teremos mais falta de água porque vamos duplicar as adutoras, vamos colocar bombas novas para operar, ” reforçou Ulhôa.
Relativo a redução do nível de água em virtude do período de seca, Fernando informa que serão realizadas algumas medidas emergenciais. De imediato a superintendência colocará 4 (quatro) poços artesianos que estavam inativos para funcionar ainda nesta semana. E simultaneamente será publicado um decreto pelo executivo municipal permitindo à SAE perfurar mais 7 (sete) poços artesianos em regime emergencial. Estas medidas paliativas atenuarão o déficit no abastecimento de água, entretanto para resolver essa insuficiência de forma definitiva duplicaremos as adutoras.
Sobre a barragem do Ribeirão Pari Custódia, contratamos uma empresa especializada em monitoramento e inspeção de barragens, conforme o artigo 9° da Lei n° 12.334/2010, com intuito de avaliar o risco e dano potencial associado à mesma, visto que laudos técnicos apontam irregularidades em sua construção e a necessidade de reparos.
A orientação da SAE é que os consumidores racionem o uso da água para evitar maiores transtornos.




Comentários