Durante sessão ordinária do dia 27 de março, o vereador Joao Balbino Rosa (PMDB) apresentou requerimento que solicita a reestruturação da Banda de Fanfarra José Verçosa. A propositura segundo o parlamentar faz parte do resgate da cultura da cidade, tocando em datas comemorativas e festivas do município. No momento de discussão da matéria os vereadores: Mardon Cleib da Silva (PMDB), Vinicius Calaça (PSDB), Jose Luiz do Nascimento (PDT), Wagner Carlota (PSDB), Divano Pereira Mundim (PPS), Diego Guedes (PSDB) e o presidente Jose Carlos Bernardes (PSDB) saudaram a propositura e aprovaram para encaminhamento ao executivo.

O vereador Diego Carvalho Aparecido Guedes (PSDB) citou investimento pelo prefeito Hugo Deleon ao esporte, na contratação de técnicos de futebol para treinar crianças, tirando assim das ruas e dando um atrativo de lazer.
Na ordinária também teve a leitura de oficio 010/2017 da Secretaria Municipal de Meio Ambiento solicitando a indicação de dois representantes para fazer parte do Comitê do PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico de Três Ranchos) na qual foi indicado os vereadores: Diego Guedes (PSDB) e Mardon Cleib da Silva (PMDB).
Fazendo visita ao legislativo, o presidente da União de Vereadores de Goiás vereador ipamerino Ricardo de Oliveira Carneiro (PROS), que veio expor o trabalho de representatividade da UVG junto ao TCM para dar suporte as Câmaras de Vereadores, salientou também do desenvolvimento de futuros projetos como: a possível criação de uma Casa de Apoio aos Vereadores na capital, relativo a outras parcerias está buscando formatar na área Jurídica e da Saúde, convidou a Câmara Municipal de Tres Ranchos a filia-se a instituição. Na oportunidade os vereadores Leomar Pereira e Jose Carlos Bernardes indagaram o presidente da UVG sobre o valor mínimo para filia-se a UVG, em resposta Ricardo diz que é 1% do salário dos vereadores.
Na sessão do 03 de abril, os parlamentares apreciaram o Projeto de Resolução 01/2017 que “dispõe sobre o pagamento de 13º salário dos vereadores da CMTR no mês do aniversário. Na discussão o vereador Mardon Cleib disse que tem coisas na vida que tem que abrir mão, cita seu compromisso com a população, diz que a crise que abala o país atinge também os municípios e propõe aos colegas a abrir mão do 13º, pede que conste em ata a sua renúncia ao subsidio salarial, salienta que não é hora de aumentar despesas e pede aos pares o entendimento de devolução do numerário de 13º para a Prefeitura gastar com saúde.
Continuando a discussão o vereador Joao Balbino Rosa diz que absterá de votar a matéria. O parlamentar Leomar Pereira diz respeitar a opinião do colega Mardon, que deve fazer um bom uso do 13º, mas é direito do agente público receber o mesmo conforme Lei Vigente, visto que coloca seu trabalho a disposição da população, por isso posiciona favorável ao Projeto porque seu trabalho prestado a população é merecedor deste subsídio. Jose Luiz diz ter achado louvável a atitude do vereador Mardon, mas fala que é Vereador 24 horas, não é só uma vez por semana, como agente político ajuda a população diariamente, cobra austeridade do Vereador que propôs devolver ou doar seu 13º, vamos cobrar, diz que os vereadores que não votarem a favor da propositura é um ato feio, porque sabem que o Projeto ser aprovado.
Vereador Wagner Carlota parabenizou a fala vereador Jose Luiz, este dinheiro vem em boa hora para podemos ajudar as pessoas com exames, consultas, viagens e etc. O edil Divano Pereira disse que Vereador é 24 hs e tem que ser: Motorista, Enfermeiro, Medico e até Gari etc, e nosso trabalho tem que ser valorizado. O parlamentar Diego Guedes diz ser contrário a opinião do vereador Mardon, e pontua que mostra sua representatividade muito mais fora que dentro desta casa de leis visto que atua como: Pedreiro, Encanador, Motorista e demais atividades trabalhando diuturnamente ajudando a população. A resolução recebeu aprovação de 5 votos favoráveis, o voto contrário do vereador Mardon e a abstenção do vereador Joao Balbino e ausência do parlamentar Vinicius Calaça Soares.
O vereador Mardon Cleib apresentou requerimento propondo a construção de um canil em parceira com a Prefeitura.
Presente na sessão, o prefeito Hugo Deleon diz que promete valorizar o trabalho dos vereadores, relativo ao cancelamento do concurso público avalia que não pretende exonerar ninguém, não iremos tomar nenhuma decisão que prejudique os servidores públicos. Na questão da segurança pública, o prefeito disse que conversou com o vice governador Jose Eliton, o qual prometeu investimentos mais de concreto apenas uma patrulha rural, diz ter ordenador a compra de dois kits de Câmeras de Segurança – mas tem um projeto maior de monitorar toda a cidade. Na oportunidade Hugo destaca o momento de crise que assola o município, cita medidas para cortar gastos públicos, cortando gratificações e horas extras, cita o Governo Marconi como exemplo que demitiu 2 mil funcionários buscando equilíbrio das contas. Salienta de suas viagens a Goiânia e Brasília na viabilização de recursos para projetos como: asfalto, esgoto, aquisição de dois ônibus, uma van, veículos e cobertura e ampliação do Portal de Entrada da Cidade. Destaca o apoio dos vereadores e coloca à disposição.
O presidente Jose Carlos Bernardes, finaliza dizendo que o poder legislativo é parceiro do executivo, sobre o projeto de resolução a mesa está apenas cumprindo legalidade da lei.
Comentários