No dia (01/02), com a retomada dos trabalhos legislativos de 2018, a Câmara de Catalão aprovou o projeto de resolução da Mesa Diretora que dispõe sobre a reorganização da estrutura administrativa e operacional e o projeto de lei de extinção de 107 cargos e a criação de outros 61 daquela Casa de leis. Assim, atendendo orientação do TCM/GO (Tribunal de Contas dos Municípios do Estado), a Câmara eliminou 46 cargos.
Os dois projetos foram aprovados pela unanimidade de 13 dos 14 vereadores presentes à sessão. O presidente da Câmara, Deusmar Barbosa da Rocha (MDB), só vota em caso de desempate. Rodrigo Alves Carvelo - Rodrigão (SD), Rosângela dos Diabeticos (PSDB) e Sousa Filho (PSD) não compareceram, mas justificaram às respectivas ausências.
Deusmar Barbosa lembrou que, em 2017, a Câmara perdeu R$ 102 mil, que após balanço final esse prejuízo pode chegar a R$ 160 mil, e que todos os servidores tiveram redução de 10% em seus respectivos salários. “O prefeito Adib Elias fez o que pôde por Catalão, mas essa crise se deve ao ex-presidente Lula, que acabou com o Brasil”, disse o presidente do legislativo.
Na ordem do dia (sessão não deliberativa), Deusmar requereu ao prefeito a criação de uma quadra de futebol soçaite na Vila Margon, o aumento de 70 cm da calçada da Av. José Marcelino e a viabilidade da seção de uma área no bairro Jardim Primavera para a futura construção de uma unidade da UEG (Universidade Estadual de Goiás) em Catalão.
O vereador Paulinho Moreira do Vale (DEM) pediu o envolvimento da Câmara na “Operação Ponto Final”, que trata da venda irregular de lotes públicos, e a reabertura das CPI´s dos Lotes, do CRAC e da SAE.
Luiz Pamonheiro (PRB) requereu a retirada de pneus das borracharias para acabar com focos da Dengue, uniforme para colaboradores das creches e a definição da data de entrega dos uniformes para alunos de escolas municipais.
Pedrinho (PSD) solicitou a contratação de agentes de combate à Dengue, pintura de quebra-molas no bairro Ipanema e informações sobre a situação da Febre Amarela na região.
Daniel do Floresta (MDB) requereu verbalmente a construção de mata-burros no ribeirão Ouvidor e o apoio ao secretário municipal de Saúde, Fernando Netto, à candidatura dele à Assembleia Legislativa.
Lembrando a morte de um adolescente numa das represas do bairro Monsenhor Souza, o vereador Vandeval Florisbelo (MDB) pediu a reconstrução de uma cerca no parque infantil existente no local.
Marcelo Mendonça (REDE) solicitou sessão itinerante da Câmara no distrito de Pires Belo, campanha junto ao Cesuc e UFG para doação de sangue ao Hemocentro, e explicação da MGO sobre a duplicação da BR-050 no perímetro urbano de Catalão.
Mendonça informou que, a pedido dele, na próxima segunda-feira (5), a CELG vai promover uma audiência pública no auditório da ACIC/CDL para dar explicações sobre a qualidade dos serviços prestados em Catalão.
Depois de respaldar o pedido do vereador Paulinho sobre a reabertura das CPI´s dos Lotes, do CRAC e da SAE, Marcelo Mendonça reclamou sobre a redução das cargas-horárias dos professores do município.
Cláudio Lima (MDB) pediu moção de aplauso ao Hospital Nars Faiad pela atenção dispensada à mãe dele pelo tratamento dispensado quando ela sofreu um infarto do miocárdio. Ele disse também que vai apresentar três emendas ao projeto de lei do prefeito que trata da regularização do serviço de mototaxistas e similares no município. Esse projeto deve voltar a ser discutido na Câmara nas próximas sessões.,
O vereador Caçula (MDB) solicitou ajuda financeira ao Comercial Esporte Clube, melhoria da infraestrutura do bairro Conquista e o estudo de viabilidade da construção de um canil na cidade para suprir a inexistência de Centro de Zoonose, incluindo o funcionamento do Castra-móvel.
A vereadora Silvinha (PROS) pediu pintura de faixa e construção de quebra-molas em frente ao Cemitério São Pedro e a identificação (placa) na fachada do Centro de Regulação de Saúde.
Leornado Bueno (PSB) pediu reforma da escola municipal José Sebba e limpeza nas quadras de esportes da Vila Liberdade e do Clube do Povo.
Marciel Mesquita - Tudo Capira (DEM) solicitou asfaltamento de ruas na Comunidade dos Martírios, no distrito de Santo Antônio do Rio Verde.
Também preocupado com Pires Belo, Cleuber Vaz (PTC) pediu recapeamento da rua ao lado do campo de futebol, construção de academia e praça junto aquele campo e extensão da Secretaria de Ação Social para aquele Distrito.
Respondendo o vereador Marcelo Mendonça, o líder do prefeito na Câmara, Jair Humberto (PROS) disse que o que a Secretaria Municipal de Educação está fazendo é mero ajuste administrativo. Ele disse ainda que, em 2017 as CPI´s não avançaram porque foi um ano difícil, de começo de mandato e que o prefeito tanto apurou as irregularidades dos lotes que a questão foi tratada e apurada pela Polícia Civil. “As outras CPI´s podem ter o mesmo resultado”, finalizou.
コメント