top of page

Mulheres em situação de risco vêm sendo assistidas pelo município


Além de elaborar políticas públicas, a Prefeitura de Catalão, através da Diretoria da Mulher, vem incentivando trabalhos, projetos e inúmeras oportunidades ao núcleo feminino da sociedade, principalmente aquelas que vivem em grupos de situação de risco, ou seja, expostas às drogas, sob ameaça ou que sofrem violência doméstica.

Um desses apoios foi oferecido na semana passada com a realização do 1º Curso de Capacitação Feminina à Diarista e Profissionais em Trabalhos Domésticos. Durante dois dias, 40 delas aprenderam noções sobre o mercado de trabalho, ética, conduta profissional, relacionamento no ambiente de trabalho, educação financeira (orçamento familiar), planejamento da rotina de trabalho, organização, limpeza e satisfação do cliente.

“Quando alguém contrata uma profissional capacitada, esse alguém tem mais segurança porque sabe que ela vai prestar um serviço de mais qualidade”, garante a instrutora do curso, a Administradora de Empresas e especialista em Gestão de Pessoas, Laise Porto Sverberi Assunção.

A diarista Suely Félix (51), por exemplo, acredita que, a partir de agora, vai saber se relacionar e inclusive negociar melhor a diária com seus clientes. “Gostei de aprender sobre planejamento. Acho que agora estou preparada. Vai ficar mais fácil arrumar trabalho”, destacou.

Essa foi a primeira formação oferecida pela Diretoria de Políticas Públicas para as Mulheres neste ano. Nos próximos dias, serão oferecidos o curso de flores em E.V.A e o projeto de valorização da manicure. Informações sobre as matrículas podem ser obtidas na sede da Diretoria da Mulher, instalada na Biblioteca Digital.

2017: ano de muitas realizações

No início de 2017, depois de cadastrar e montar o Grupo de Empreendedorismo e de realizar o 1º Encontro de Doceiras, a Diretoria da Mulher participou ativamente da Conferência Municipal de Saúde.

Em março, a entidade realizou o “Mês das Mulheres”. Na abertura do evento realizado na porta do Hospital Materno Infantil foram realizados inúmeros procedimentos médicos gratuitos. Depois, em parceria com o Senac, Cesuc e UFG, foram promovidas palestras temáticas, inclusive sobre climatério e cuidados com o bebê; cortes de cabelo, escova, mechas, depilação, maquiagem, oficinas de gastronomia, caminhadas e danças no Parque Calixto Abrão.

Através da Rádio Liberdade, em nome da Diretoria da Mulher, vários profissionais de saúde também levaram conhecimentos básicos da área para as mulheres e a população em geral.

Em maio e junho, a Diretoria esteve em 22 escolas municipais convidando mães de alunos para, através do projeto “Respira Mulher”, aperfeiçoar o “eu feminino”.

Na mesma época, foi lançado no plenário da Câmara Municipal o projeto “Eu Acredito”, com intuito de minimizar a apatia, o conformismo e insatisfação que normalmente são confundidos com depressão. Além de atividades físicas e ocupacionais, as participantes receberam atendimento psicológico d profissionais de saúde do Senac.

Em setembro e outubro, em parceria com o Deptº. de Psicologia do Cesuc, a Diretoria promoveu o 1º Encontro de Gestantes. Além do atendimento, foram realizadas rodas de conversas sobre desenvolvimento fetal, cuidados e riscos durante as semanas gestacionais.

Em parceria com o Instituto Mix, visando oportunizar renda para mulheres com baixo poder aquisitivo, a Diretoria promoveu em cinco diferentes bairros um workshop sobre design de sobrancelhas.

Novamente com apoio do Cesuc, em novembro foi desenvolvida uma campanha nas principais ruas de Catalão uma panfletagem de conscientização contra a violência doméstica.

No finalzinho de 2017, também com o propósito de incrementar o ganho financeiro, a Diretoria fechou o ano promovendo o Bazar de Natal com peças produzidas em oficinas de empreendedorismo.

Questionada se a Diretoria da Mulher cumpriu bem sua missão neste primeiro ano do terceiro mandato do prefeito Adib Elias (MDB), a diretora da Mulher, Cristina Coutinho, a Cris Hot Hot disse que a entidade foi além. Justificando, ela citou os bazares, as doações de enxovais para recém-nascidos, de material escolar e o suporte dado às mães jovens de Catalão.

Comentarios


O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2017 "SDNEWS.COM.BR".  Liderança Bureal de Criação 'André Martins '

bottom of page