top of page

Fio Direto de 12 a 18 de janeiro de 2020



Iris Rezende é candidato mais do que nunca e ira a reeleição em Goiânia, com apoio de Caiado


Aos 86 anos, Iris Rezende, na verdade, quer terminar as obras que iniciou neste governo (e algumas só poderão ser concluídas a partir de 2021). Mais: sua principal paixão é a política – não é futebol, não é pescaria, não é cuidar de fazenda. Ele casou-se com a política e é provável que nem a política queira descasar-se de um gestor que tem perfil de estadista. Sua saúde, apesar da idade, é de ferro. Parece um jovem – dizem todos que convivem com ele no dia a dia. Pode-se até não gostar de Iris Rezende, mas é preciso admitir que tem autoridade e que é um gestor nato (tanto que tem na ponta língua todas as informações básicas da prefeitura). Mesmo quando não brilha – com falhas pontuais, como na Saúde –, sua gestão é sempre equilibrada. Ele sabe aplicar os recursos do Erário. Há quem diga, nos bastidores do emedebismo, que Iris Rezende pode apoiar Maguito Vilela para prefeito de Goiânia – com Paulo Ortegal, seu aliado e amigo, como vice. É possível? É. Os dois são amigos e aliados históricos. Mas é necessário fazer uma ressalva: se apoiar Maguito Vilela, o prefeito estará colaborando para enfraquecer o governador Ronaldo Caiado na capital. Ele quer isto? Certamente que não. A possibilidade mais forte é que Iris Rezende será candidato e com Paulo Ortegal na vice ou então com um vice indicado por Caiado. Frise-se também que Iris Rezende percebe que manter Caiado forte é uma maneira de barrar um possível retorno do grupo de Marconi Perillo ao poder em nível de Estado. Aliados do prefeito sugerem que Caiado é o único político de Goiás, em termos estaduais, que é realmente “duro” com o ex-governador. Por fim, Iris Rezende, além de gestor eficiente, é um estrategista político – o único que sobrevive, fazendo política, desde o início da década de 1960. Com seu jeitão simples, modesto, o prefeito é habilíssimo. Ele quer, sobretudo, manter o controle do processo sucessório nas suas mãos… É o recado que está dando e não está sendo bem compreendido.


Martelo batido prefeito de Catalão Adib Elias Junior filia-se ao Podemos de José Nelto

Depois de muitos namoros, durante jantar na noite da última terça feira (14/01), o presidente do Podemos em Goiás, deputado federal José Nelto bateu o martelo na filiação do prefeito de Catalão, Adib Elias Junior, ao partido. Satisfeito com a aquisição de Adib, Nelto confidenciou a redação do Serra Dourada News que o ex-emedebista poderá ser o que quiser dentro do Podemos, inclusive Presidente do Diretório Estadual, função ocupada hoje pelo próprio parlamentar. “Faço política sem divisão. Tomamos decisões colegiadas. Não há coronelismo no Podemos”, alfinetou Jose Nelto.

Adib foi expulso do MDB pelo presidente do partido, Daniel Vilela, no ano passado e conversou com legendas como: Avante, PP, PTB e o DEM até optar pelo Podemos. A filiação oficial ocorrerá em meados de fevereiro em Catalão em um grande evento que contará com a presença, da presidente nacional da legenda, Renata Abreu, mais dez senadores e do governador Ronaldo Caiado (DEM). Questionado se a filiação de Adib ao partido representa uma reaproximação sua com Caiado, Nelto afirmou que o Podemos é irmão do DEM e farão uma ação conjunta no interior de Goiás para as eleições municipais. Lembrando que apesar de ter apoiado Caiado durante sua campanha para governador, Nelto fez críticas ao democrata no início do mandato. Redimido, o deputado federal afirmou que Caiado é um “estadista” e que as críticas são águas passadas.


No Palácio Pirapitinga

Como nem um segredo que mais de duas pessoas sabem, continua sendo segredo por muito tempo...Segundo as más línguas, vazou para os bastidores uma pesquisa quantitativa e qualitativa, que não foi registrada, mas que teria sido encomendada por “Especialistas” da comunicação ligados ao chefe do executivo Catalano. E o resultado assombrou muita gente. E pelo andar da carruagem, já fez muita coisa mudar, o passo das ações do Paço Municipal. Isso para que ninguém perca os passos ou seria os seus respectivos cargos?!


Tá feia a coisa

Outra pesquisa também foi encomendada à poucos quarteirões dali, de outro Instituto catalano. E essa além do resultado para o Executivo deu um choque no Legislativo. E como na do executivo assombrou muitos grandões e favoritos, ocupantes das cadeiras mais votadas. Essas eleições de 2020 vão trazer muitas surpresas!


É ano de Eleição

Tudo começa mudar! Benefícios que haviam sido cortados da população, de funcionários. Gratificações, contratações, benefícios, tudo começa a aparecer. Provavelmente, será arrecadação deve ter melhorado??? É o que muitos catalanos tem perguntado e nós pediu para fazer a pergunta.


Oposição em Catalão

A previsão do tempo indica dias de fortes ventos na política Catalana. Nunca, na história, tantos possíveis candidatos apareceram. E, segundo especialistas da área, o acirramento se dá pelo desgaste dos tradicionais candidatos.


Façam suas apostas

Muitos apostadores da famosa cidade do Minério estão apostando alto de que se houver uma fusão com os nomes de maior destaque e o cabeça for algo que represente a mudança desejada pela população, novos rumos e um novo cenário, serão enfim, vívido pelos catalanos.


Sangue Novo

Dois nomes vêm ganhado os folhetins políticos como uma grande e forte dupla que teria real possibilidade no sucesso como candidatos a gestores do Palácio Pirapitinga Elder Galdino e Samara Sampaio que é esposa de um dos mais fortes nomes cogitados como prefeitável.


Depende do Grupo

O Presidente Interino da AGEHAB Luiz Sampaio, em entrevista, deixou claro que, pode sim, estar na disputa eleitoral em 2020. Isso sendo cabeça de chapa na disputa para o executivo, ou articulando com seu grupo em uma outra chapa na indicação de um nome na vice. Na sua casa, o presidente em exercício da Agehab, Luiz Sampaio, recebeu integrantes da imprensa catalana. Sampaio ainda não se posicionou se será ou não candidato na cidade.


Defendo os seus

Um recado foi dado por Luiz Sampaio: Ele só estará onde todo o seu grupo couber e for bem-vindo. Não abre não de apoiar os que te apoiaram e, em ajudar seus vereadores serem reeleitos.


Trio Maravilha: As articulações estão agindo a todo vapor em Ouvidor

Entre a linha de sucessão do considerado o maior prefeito da história de Ouvidor: Onofre Galdino Pereira Junior, estão os seus pupilos que se apresentaram em uma grande reunião. Mas com o afunilar do tempo, três nomes estão em evidência e deverão formar a chapa da situação nas eleições de 2020: Maria Rita Tartuci, Gidean da Silva Ribeiro e Clellison Fonseca. O trio compõe pastas importantes da atual gestão.


Terra Branca

Uma das chapa da disputa está sendo formada para disputa em outubro em Goiandira: Allison Henrique Barbosa Peixoto do Posto Goiandira a prefeito, e na vice a costura com os ex-prefeitos: Neusmar Vaz de Santana e José Stalin de Araújo, com o respaldo do jovem odontólogo Dr. Higor Martins Raimundo que terão o apoio das duas grandes lideranças ligadas ao governo Caiado: o deputado federal Zé Mário Schireiner e o presidente Interino da AGEHAB Luiz Sampaio.


Outras correntes

O atual prefeito de Goiandira Odemir Moreira de Melo diz aos quatro ventos que não será candidato a reeleição, pensando em fazer ações prepositivas para a cidade e finalizar importantes obras como o Parque Temático. Enquanto isso o ex-prefeito Professor Erick Marcus Reis Cruz que está no MDB, observa o cenário e tenta está na disputa seja para prefeito ou numa vaga do legislativo. O ex-vice-prefeito Tácito Mariano que já disputou a Prefeitura, poderá se filiar no Podemos ou em outro partido e entrar na disputa. Da mesma forma o presidente da Câmara Professor Romes Antônio da Silva aguarda os diálogos da sucessão.


Juliana Costa sai na frente dos demais candidatos em Cristianópolis

A jovem Juliana Costa figura como a principal pré-candidata a prefeita de Cristianópolis, se destacando dos demais pré-candidatos diante o diálogo aberto na busca de alianças com as principais forças políticas do município e a formação de uma chapa forte de vereadores. Juliana tem se consolidado por estar tendo habilidade e sabedoria de montar uma base forte, com uma pré-campanha consolidada e sendo o nome apoiado pelo governador Ronaldo Caiado, o vice-governador Lincoln Tejota, o ex-presidente da Assembleia José Vitti, ela parece pronta para a disputa das eleições de outubro.


Mesmo tarde, Paulo Pote tenta se colocar na sucessão

O ex-vereador e ex-presidente do legislativo cristianopolino Paulo Ribeiro Lemes - Paulo Pote, começou a se movimentar para ser candidato agora em janeiro e diante disso tem encontrado dificuldades para formar seu grupo e a chapa de vereadores, ele tem andado na cidade fazendo visitas em busca de achar pessoas que possam ajudar a viabilizar sua candidatura e até agora não conseguiu êxito em suas tentativas, ao que parece será mais viável buscar uma candidatura a vice de alguma chapa ou sair candidato a vereador novamente, ou manter a esposa Zuleikg Ribeiro Magalhães Lemes que é vereadora e presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Cristianópolis.


Anhanguera e suas frentes

O engenheiro e vice-prefeito de Anhanguera, Marcelo Paiva, vai disputar a prefeitura do município e é apontado como um dos nomes fortes. Ele está articulando um frentão para bancar sua candidatura. Ligado ao prefeito Francisco da Silva (MDB), Marcelo tem articulado com sabedoria em várias frentes buscando aliança do DEM, e outros partidos da cidade. Por outro lado, a oposição se movimenta com o ex-vice-prefeito e ex-vereador Reginaldo Araújo que busca a formação de uma chapa. O jovem empresário Flávio Pereira que disputou a ultima eleição, trocou o PSDB pelo PDT da deputada federal Flávia Morais, articula para também está na disputa.



Em Água Limpa, prefeito Valdir do Prado deve concorrer à reeleição

Com apoio do PP, DEM, PSC e MDB, o prefeito de Água Limpa de Goiás, Valdir Inácio do Prado, deve tentar a reeleição. Se reeleito, Valdir chega ao 8° mandato no comando do executivo municipal. Sendo que já foi duas vezes vereador, uma como vice-prefeito e quatro como prefeito. Valdir do Prado, que é apoiado por oito dos nove vereadores que compõe a Câmara Municipal, faz uma gestão de recuperação de auto estima na cidade e deve entregar, até o fim do primeiro semestre, cerca de R$ 300 mil reais em recapeamento asfáltico, a reforma completa da Praça da Matriz e a construção da nova Feira Coberta.


Sem Adversários

Diferentes de muitos da Estrada de Ferro, em que a população clama por mudança, em dois municípios, tem pairado uma pergunta no ar: Será que terão adversários para os prefeitos: Hugo Deleon de Carvalho Costa (Três Ranchos), João Rios (Cumari) e Diogo Rosa (Davinópolis). Isso porque ambos possuem uma aprovação muito além da média. Será que tem quem queira enfrentá-los?

 
 
 

Comments


O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2017 "SDNEWS.COM.BR".  Liderança Bureal de Criação 'André Martins '

bottom of page