Fernando Netto fala sobre atuação da secretaria de saúde
- Redação
- 10 de ago. de 2018
- 2 min de leitura
Em entrevista ao Portal Serra Dourada News o secretário de saúde Dr. Fernando Netto Lorenzi, disse que em alguns casos, algumas pessoas que vão à Goiânia são enviadas de volta à Catalão pela falta de profissionais especializados que realizam os procedimentos pelo SUS. “Goiânia devolveu 41 casos a Catalão, alegando que não tem profissional, colonoscopia devolveu 45 casos, é um sistema que está falido, o SUS não sei tem quantos anos que não realiza reajuste”, disse o gestor da saúde do município de Catalão.

Dr. Fernando Netto salienta ainda que alguns médicos chegam a receber R$ 10 reais por uma consulta, o que desmotiva ainda mais o profissional da medicina a assumir essas vagas no Sistema Único de Saúde. O secretario de saúde citou ainda que o Hospital Materno Infantil, uma das maiores unidades especializadas da região e que funciona somente com recursos municipais.
“Catalão oferece uma estrutura que nenhum outro município da região oferece em saude, no Materno Infantil chegamos a fazer 40 partos num final de semana, com recursos do município, também fizemos os tratamentos odontológicos especializados, atendendo 23 mil pessoas no ano passado”, elencou o secretário. Ele continuou falando sobre a importância da reabertura da Santa Casa, pois segundo o secretário de saúde, caso não fosse reaberta, o município enfrentaria “uma situação caótica na saúde”. “Se a gente não tivesse reaberto esse Pronto Socorro que dá guarita a toda necessidade de atendimento de média e alta complexidade, custeada com recursos do município, estaríamos numa situação bem desagradável”, falou.
Questionado sobre a não-realização do exame de mamografia no município, o secretário disse que a gestão Velomar Rios (PMDB) realizou a compra de um aparelho, mas que é de funcionamento analógico, e que o aparelha da Santa Casa também está quebrado. “Um mamógrafo digital faz até 70, 80 exames por dia com diagnóstico automático, porém não apareceu ninguém que queira trabalhar nessa área”. Fernando Netto completou dizendo que em breve a prefeitura irá abrir nova licitação para contratação de uma clínica, que deverá realizar até 200 exames por mês, a partir de setembro.
Comments