Em entrevista ao Portal Jornal Serra Dourada News, o Secretário Municipal de Saúde de Catalão, Fernando Netto Lorenzi, rechaçou algumas críticas feitas pelos vereadores de oposição. Segundo ele, os parlamentares fazem ‘terrorismo’ baseados em inverdades.

O gestor da saúde catalana começou falando sobre o atraso na inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Copacabana. “Os recursos para conclusão da UBS Copacabana se vieram à gente não sabe onde está, porque aquilo lá é recurso Federal. Eu queria comunicar o vereador que o Governo Federal não está autorizando a contratação de novas equipes de saúde da família, ele precisava dizer para nós onde estão os recursos para terminar a Unidade Básica de Saúde, ele disse que ela está pronta, mas ele mente nesse momento, ele não a mostrou lá no post dele, se tivesse filmado a população veria que é uma obra inacabada, a forma como foi construída ninguém sabe, as notas de pagamento das medições, as licitações são todas irregulares”, disse Fernando Netto.
Em seguida, Fernando Netto salientou que a Secretaria Municipal de Saúde de Catalão ficou sem receber repasses de competência da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás durante 11 meses, e que mesmo assim o município ainda manteve a unidade em funcionamento. “Ano passado a UPA ficou sem receber 11 meses do governo do estado, eles têm obrigação de fazer um repasse mensal de R$ 50 mil, ai chegou o mês de dezembro, por conta da força da lei de responsabilidade fiscal, ai manda tudo junto, mas ele faz falta mensalmente. Eles que são ligados ao governador, ao invés de mandar verba para fazer carnaval, até acho pouco necessário, porque não pegou a verba do carnaval e nos mandou aqui para UPA, Santa Casa? Já que é importante, não deixa os repasses se atrasar entendeu?”, questionou o secretário de saúde.
Outro ponto em que Fernando Netto respondeu com indignação foi sobre a suposta acusação de que a Prefeitura estaria gastando dinheiro da saúde para fazer asfalto. “Tem que gastar no mínimo 15% de recursos na saúde. Estão dizendo que tiramos recursos para fazer asfalto, fazendo proselitismo barato, inconsequente (...). Eles não sabem que a odontologia pública de Catalão atendeu 20 mil pessoas ano passado, esses R$ 10 milhões que estão falando é mentira, esses 10 milhões do asfalto, o dinheiro da saúde é carimbado e estamos investindo muito a mais que o constitucional”.
Sobre o Distrito de Santo Antônio do Rio Verde, Fernando destacou que o distrito é premiado no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e que em breve o distrito vai receber, na Unidade de Saude, um pequeno laboratório. “Eles precisam falar corretamente a população, eles não podem vincular mentiras (...). Esses vereadores que espalham tantas mentiras e inverdades nas redes sociais, as portas da secretaria estão abertas para eles saberem o que está acontecendo, eles nunca me procuraram, pelo respeito que eu tenho ao parlamento e a câmara de vereadores, e eles nunca me procuraram”, questionou.
No fim da entrevista, Fernando Netto disse que espera o apoio dos parlamentares em busca de soluções para a saúde. “Eu preciso deles é para me ajudarem, não fazer ‘sapateamento’ político como eles estão fazendo. A população não acredita no que vocês estão falando, pois quando elas procuram nossas unidades, mesmo que não 100%, mas estamos avançando, dando serviço de alta resolução para a população”,ressalva o secretário.
O secretário de Saúde também adiantou que além dos serviços de hemodinâmica e hemodiálise, a partir da próxima semana, a secretaria de saúde de Catalão passa a oferecer gratuitamente a realização de cirurgia de catarata.
Comentarios