Com investimento de quase R$ 21 milhões de reais - Obra de canalização do Pirapitinga e pavimentação
- Cleber Borges
- 7 de dez. de 2017
- 3 min de leitura
Dois ministros, dois deputados federais, prefeitos, vereadores, dezenas de lideranças políticas e um grande público prestigiaram a solenidade.
Por: Cleber Borges / Redação Portal Jornal Serra Dourada News
As enchentes e os consequentes transbordamentos do ribeirão Pirapitinga nas imediações do Posto Manga (antigo Posto do Gaúcho) devem cessar dentro de dez meses. Quem garante é Adib Elias Junior, prefeito que está no terceiro mandato e que nos dois anteriores canalizou o córrego pirapitinga do hoje Supermercado Reis até a Represa Clube do Povo construindo também o prolongamento e revitalizando toda da Av. Raulina Fonseca Paschoal, uma das mais importantes vias de trânsito de Catalão.
Adib deixou para lançar oficialmente essa etapa da obra depois de ter se certificado que os R$ 20.699.796,00 necessários para a canalização do Pirapitinga já haviam sido liberados e empenhados pelo Ministério da Integração Nacional, e também a agenda do ministro daquela pasta, Helder Barbalho (PMDB). Ele e o também recém-empossado ministro das Cidades, o goiano e deputado federal licenciado Alexandre Baldy (PP), estiveram em Catalão prestigiando o evento.
A canalização de 480 m de extensão por 35m de largura será feita do cruzamento das avenidas Raulina Fonseca Paschoal e Ricardo Paranhos até à ponte da Vila Margon. Além disso, estão previstas a abertura da continuidade da Raulina e o asfaltamento das ruas 25, 26 e 29, as três localizadas nas imediações.
A obra vai urbanizar, dar fluidez ao trânsito e embelezar uma das áreas mais bem localizadas e valorizadas da cidade. “Esse era um sonho de mais de 30 anos. Era a grande obra de infraestrutura que ainda faltava para Catalão”, disse o prefeito.
Assim como fez nos trechos anteriores, Adib Elias quer dar celeridade a essa obra. Ele garante que publica o edital já na próxima semana (dia 12), que a abertura da licitação acontece um mês depois e que dia 16 de janeiro dá início à demolição da ponte e a terraplanagem. “Quero entrega-la antes das primeiras trovoadas de chuva do mês de outubro”, garantiu, depois de agradecer o empenho do deputado federal Daniel Vilela (PMDB) na liberação dos recursos junto ao Governo Federal.
No ato público promovido embaixo de tendas que foram instaladas nas imediações, Adib também disse ao público de mais de mil pessoas que a prefeitura iniciou a construção de 500 casas tipo 1 ½, e que ele, Daniel Vilela e o também deputado federal Pedro Chaves (ambos presentes à solenidade) estarão em Brasília na próxima semana em busca de recursos para construção de outras 1000 casas em Catalão.
O ministro Alexandre Baldy endossou as palavras do prefeito Adib afirmando: “Já inteiramos dos assuntos do Ministério das Cidades, principalmente com as questões de mobilidade, de saneamento e de habitação, do Minha Casa, Minha Vida, que, de todas as áreas é a principal do Ministério, afinal é a mais importante por oferecer moradia para a população brasileira”, disse o ministro afirmando ainda que Adib Elias e Catalão têm portas abertas no Ministério das Cidades. O ministro ficou pouco tempo na cidade. Do palanque, ele dirigiu-se ao aeroporto onde embarcou para compromissos em São Paulo ainda na manhã desta terça-feira.
O Ministro da Integração Nacional reforçou a importância da obra e afirmou que ela vai resolver um problema histórico de Catalão, evitando alagamentos e ajudando no trânsito. “Estamos felizes em unir esforços do governo municipal, estadual e federal para a execução dessa obra. Neste lançamento, a presença de dois ministros mostra a importância de Catalão para o Estado e para o Brasil, afinal são parcerias que fortalecerão as ações do prefeito Adib Elias”, salientou o ministro, Helder Barbalho.
O deputado federal, Daniel Vilela reforçou a parceria com o prefeito. “O momento é de agradecimento ao empenho de todos. Buscamos sempre atender os pedidos do prefeito e nessa parceria apresentamos política de resultados”, destacou o parlamentar.
Depois de cumprimentar o público, falando em nome dos demais vereadores, o presidente da Câmara, Deusmar Barbosa da Rocha, disse que aquele momento era só de agradecimento. “Obrigado ministros, obrigado Adib Elias e secretários municipais por terem se empenhado para uma obra tão importante como esta que está se iniciando”.
Encerrando a solenidade, Adib fez questão de registrar a presença do ex-deputado federal e ex-prefeito de Catalão, Haley Margon Vaz. “Este é o nosso verdadeiro líder”, finaliza o gestor catalano.










Comentários