Diferentemente de anos anteriores em que havia acordos tácitos entre os poderes Executivo e Legislativo para quem iria compor a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ouvidor, em 2017, há poucos dias para o fim dos trabalhos legislativos, até o momento, nada foi definido neste sentido.
O atual presidente daquela Casa de leis, Wison Assunção da Silva Júnior, o Biba (PMDB), chegou anunciar que a eleição aconteceria dia 22 de novembro, mas, como dois de seus pares não assinaram a convocação, ele adiou o pleito.
Mesmo sendo da situação, da base do prefeito e vice-presidente da Casa, o Vereador Helder Cruz (DEM), disse que, fundamentado no Artigo 8º do Regimento Interno, caso o presidente da Câmara não convoque oficialmente essa eleição, os demais vereadores poderiam promovê-la.
A oposição, por sua vez, afirma que a eleição está sendo postergada porque o grupo que está no poder não teria conseguido votos suficientes para eleger o candidato deles, o vereador Luiz Balbino (PMDB). O certo é que reveses estão acontecendo dos dois lados.
Informando que, regimentalmente, a presidência da Casa tem até o dia 31 de dezembro para promover a tão esperada eleição, Biba afirmou que ela pode acontecer na próxima segunda-feira (11/12), quando a Câmara irá realizar sua última sessão ordinária do ano, ou, antes disso, na próxima sexta (8), caso haja consenso quanto a essa convocação extraordinária.
“Há possibilidade sim de esse quadro se definir ainda nesta semana. Sou situação. Estamos coesos e certos de que vai dar tudo certo. O grupo é bom, unido e forte. Fizemos seis vereadores na vez anterior, então, certamente vamos alcançar de novo esse número”, ressaltou o presidente.
Dos nove vereadores, três (Ademilton Sebastião da Silva, Demilto (PSDB), Lucas Antonio da Silva (PSDB) e Jorge Luiz Benedito, o Jorginho (SD) são da oposição, mas eles garantem que irão cooptar outros da situação, o suficiente para “virar o jogo” em Ouvidor.
“A Câmara é independente. Não tem interferência do prefeito. Qualquer dia que for marcado a eleição, tenho 99,9% de convicção de que o nosso grupo vai administrar a Câmara no próximo ano. Não existe possibilidade de recuar, mesmo porque a chapa já foi registrada e divulgada em redes sociais”, garante o oposicionista Demilto.
Mesmo pensando assim, Demilto afirma que Biba fez um bom e transparente trabalho como presidente da Câmara. “Tenho certeza que os acertos foram maiores que os erros. Ele fez tudo que era possível dentro da capacidade dele. A crise do país se transfere para as prefeituras e para as câmaras também”, disse.
Agora, só resta esperar para ver qual será o resultado da eleição que vem sendo articulado nos bastidores e no plenário da Câmara desde o início deste ano.
Comments