Os vereadores da Câmara Municipal de Ipameri se reuniram no mês de agosto para a 31ª, 32ª, 33ª e 34ª sessão ordinária de 2017. Durante as sessões, os parlamentares discutiram projetos de autoria do executivo municipal e apresentaram solicitações individuais. Ainda neste mês de agosto, em solicitação conjunta de todos os vereadores, a Câmara Municipal também adquiriu um veículo que foi doado ao Sindicato dos Servidores Públicos municipais de Ipameri (SINDIPAMERI).
Em recente entrevista a nossa reportagem, o presidente da Câmara, vereador Jânio Pacheco, falou dos projetos encaminhados pelo executivo. “90% dos projetos são de projetos do meio ambiente. Servidores e funcionários da secretaria vieram participar das audiências públicas, onde tive a honra de poder participar, e os vereadores aprovaram por unanimidade esses projetos”, ressalva o parlamentar.
Janinho Pacheco também falou sobre a doação do veículo ao SINDIPAMERI. “A gente sentia que na administração passada, até da atual presidente ainda, o senhor Francisco, ele usou o seu carro o tempo todo para dar apoio às pessoas em viagens para Caldas Novas, Catalão e Goiânia, então os vereadores, nós sentamos, discutimos e decidimos fazer a doação do carro”, falou.
Na 31ª sessão, foi lido o Projeto de Lei (PL) 050/2017, da prefeitura e que cria o programa para recuperação de créditos fiscais – REFINS – municipal, PL 051/2017, que trata do parcelamento de débitos previdenciários do município de Ipameri junto ao Fundo Municipal de Previdência Social (FUMPI) e PL 052/2017, alterando o plano de custeio do regime próprio de previdência de Ipameri. O projeto foi aprovado por unanimidade.
Alisson Rosa (PV) apresentou o requerimento Nº 168/2017 para criação do cartão alimentação, visando comtemplar famílias de baixa renda e que vivem em situação de vulnerabilidade social. O parlamentar Ricardo de Oliveira (PROS) apresentou requerimento de Nº 165/17 e 166/17, em que solicita criação da guarda municipal e da secretaria de segurança pública de Ipameri.
Na 33ª sessão, o vereador Alisson apresentou o requerimento Nº 170/2017, solicitando que os brinquedos das praças públicas sejam adaptados para crianças com deficiência. Já Douglas Troncha (PDT), por meio do requerimento Nº 171/2017 e 172/2017, pedindo a instalação de lixeiras na Praça Getúlio Vargas, Praça da Matriz, Praça João Emídio Carneiro, Praça da Liberdade e em todas as escolas municipais.
A vereadora Mara Ney dos Reis Dias (PSB) apresentou o PL 055/2017, instituindo o mês de agosto como ‘mês do aleitamento materno’.
O executivo encaminhou à Câmara o PL 053/2017, tratando da criação da unidade de conservação e proteção integral, PL 054/2017, que padroniza a perfuração de poços tubulares e a utilização das águas subterrâneas, PL 056/2017, regulamentando a incorporação de gratificação de produtividade, 057/2017, disciplinando a participação do município de Ipameri em Consórcio Público de políticas culturais e turismo, dispensando a ratificação do protocolo de intenções.
O presidente da Câmara Jânio Pacheco apresentou requerimento Nº 176/2017, em que o parlamentar solicita o cascalhamento e patrolamento de estrada vicinal do KM 127, no trajeto da Rodovia GO 330 até a região do Veríssimo.
O vereador Douglas Troncha apresentou requerimento Nº 174/2017, solicitando a reforma da ponte da região do Sr. José Augusto Carneiro. Encerrando as atividades, o vereador Marcelo Godoi (PTC) também solicitou por meio do requerimento Nº 177/2017, que seja encaminhado à câmara um projeto de lei complementar que dialogue sobre o direito a estabilidade financeira dos servidores públicos efetivos de Ipameri. Neste sentido, o parlamentar sugeriu um anteprojeto de lei completar.
Comments