O ex-senador e secretário estadual de Indústria Comércio, Wilder Morais filiou-se ao Partido Republicano da Ordem Nacional (PROS).


A solenidade de filiação foi realizada na manhã deste sábado, 17/8, com a presença do Presidente Nacional, Euripedes Junior, do Presidente do PROS de Goiânia, Rodrigo Melo, dos deputados estaduais e vereadores da sigla.
Com vasta trajetória política, Wilder está assumindo a presidência do partido no Estado de Goiás. “O Wilder Morais é um político experiente que chega para somar. Todos nós estamos muito felizes com a vinda dele para o PROS”, destacou Euripedes Junior.
Graduado em engenharia civil, Wilder Morais ocupa o cargo de Secretário de Estado pela segunda vez. Como Senador, o gestor apresentou mais de 200 proposições legislativas envolvendo projetos de lei e relatorias, com pautas de grande apoio popular, como a revogação do estatuto do desarmamento, fim da indústria da multa, municipalismo e combate à burocracia. Nascido e criado na pequena cidade de Taquaral, Wilder Morais viabilizou quase 4 bilhões de reais para o Estado de Goiás, possibilitando a construção de 30 mil moradias dentre outras inciativas.
Além de novos filiados, as mudanças ocorrem também na presidência estadual do partido, onde o vice-governador de Goiás, Lincoln Tejota (Pros), deixa o cargo para o secretário Estadual de Indústria e Comércio e ex-Democrata, Wilder Morais.
As recém-filiações de Wilder Morais e do deputado estadual Wagner Neto (ex-Patriota) pretendem dar musculatura ao projeto do Pros de ampliar sua base de prefeitos e vereadores em 2020. A estratégia ajuda a calçar o governador Ronaldo Caiado (DEM) numa eventual disputa à reeleição em 2022.
Há expectativa de mais dois deputados estaduais se filiarem ao partido: Rafael Gouveia (Democracia Cristã) e Karlos Cabral (PDT). Sobre Gouveia, o deputado estadual Vinicius Cirqueira (Pros) garantiu que o colega assinará a ficha de filiação em breve. “Já está tudo certo, não tem nenhuma dificuldade para que ele venha para o partido”, assegurou.
Na chegada ao evento do partido, Wilder Morais afirmou que sua ida ao Pros é um marco em sua carreira política. Ele assume também o cargo de vice-presidente nacional da sigla, acumulando assim duas funções.
“Queremos crescer o Pros em todos os municípios de Goiás. Temos um comitê em Goiânia onde receberemos prefeitos, secretários e vereadores para fortalecer as conversas [para a eleição de 2020]”, ressalta.
Para disputar a Prefeitura de Goiânia, o Pros tem dois nomes: o próprio Wilder Morais, que se colocou à disposição para o pleito, e o deputado estadual Vinicius Cirqueira, nome com mais expectativa de ser aceito pelo partido por ser ex-vereador da capital e ainda comandar uma frente de oposição ao prefeito Iris Rezende (MDB).
O vice-governador de Goiás, Lincoln Tejota, afirma não participar mais de atividades ligadas ao partido e provavelmente se filiará a outra sigla em breve.
O deputado estadual Dr. Antônio (DEM) representou o presidente da Alego, Lissauer Vieira (PSB), no evento. O deputado federal Glaustin Fokus (PSC) também esteve presente.