
Com o início do segundo semestre e a aproximação das eleições municipais de 2020, líderes e partidos já começam a se organizar para indicar nomes que vão disputar o cargo de prefeito e vice.

Em Catalão, o prefeito Adib Elias Junior (Sem Partido No Momento) já sinalizou que pretende disputar a reeleição e estender o mandato até dezembro de 2023. O atual prefeito que está em seu terceiro mandato e esteve à frente da Prefeitura em outras duas gestões, se disputar as eleições no ano que vem tentará o quarto pleito. “Eu gosto de política, gosto de ser prefeito”, relatou recentemente a reportagem do Portal Diário de Goiás. “Eu tô num momento de inúmeras obras: 64 obras em andamento.” Ele cita a construção do Arco-Viário interligação da GO-330 a BR-050, “que nós lançamos há cerca de 30 dias atrás”. Entre outras obras, Adib cita “a construção da Estação de Tratamento de Esgoto mais moderna de Goiás com reatores. As canalizações dos pontos de Pirapitinga, construção de casa, asfalto, evidencia com muita clareza a preferência pelo nosso nome”, fazendo referência a uma pesquisa interna que sua equipe produziu. “Nos estimula profundamente e mostra nosso trabalho”, salientou.
Questionado sobre as pré-candidaturas que estão surgindo, Adib diz que “todos têm o direito” de pleitear a Prefeitura. “Não existe quem não queira administrar sua própria cidade e aqui tem candidato de tudo conté espécie, de tudo conté estirpe, então, eles têm o direito de ser candidato e com certeza provavelmente eles vão fazer um trabalho para querer angariar prestígio, voto, mas a partir de abril só vão sair aqueles que sempre saem mesmo”, relata o gestor. No entanto, Adib acredita que os candidatos apresentados não irão conseguir musculatura para continuar competitivos ao pleito. “Na verdade, todos estes que estão falando aí não serão candidatos, na minha opinião”, concluiu.
Alguns dos principais nomes são notados em pesquisas espontâneas de opinião, convocadas, principalmente, pelas redes sociais. Acompanhe, a seguir, os principais nomes apresentados como possíveis candidatos a prefeito de Catalão.
O MDB Catalão, que vem se fortalecendo de forma independente desde a saída de Adib, também pode indicar um candidato próprio ano que vem. Elder Galdino, irmão do prefeito de Ouvidor, Onofre Galdino, talvez seja o nome da sigla para a disputa.

Em entrevista, o empresário do setor agropecuário disse que nunca disputou uma eleição, “mas nada que uma boa conversa, recheada de inquestionáveis argumentos, não possa fazê-lo mudar de ideia até as convenções partidárias de 2020”. “Todo o dia, o pessoal chega em mim e me declara apoio”, conta. Ele revela que o presidente do MDB em Goiás, Daniel Vilela tem dado muito apoio a sua candidatura. “Ele e o Onofrim estão me dando muita força”. Elder fala de sua trajetória e diz que ela fala como será sua forma de governar caso seja eleito. “Comecei do nada, cresci no ramo, hoje sou um dos grandes pecuaristas da região”, menciona. “Bem-estar da sociedade, eu vou olhar pelas pessoas carentes, eu saí da classe humilde. Sai de lá debaixo e vejo as dificuldades que as pessoas têm. Vou lutar em prol da saúde de Catalão. Ação social. Vou empenhar em todas as áreas, vou ser funcionário público da população de Catalão. Em prol das pessoas. Minha meta será trabalho, lutar em prol da sociedade catalana. Vou lutar dia-e-noite em prol das pessoas que moram nas zonas rurais. É a minha meta. Gestor para a população.”

Filiado à Rede Sustentabilidade, o vereador e ex-secretário de Meio Ambiente, Marcelo Mendonça também vem sendo apresentado como candidato. O professor ainda não oficializou a pré-candidatura, mas escreveu “Catalão deseja a mudança, anseia mudar este modelo que está esgotado, mudar essa gestão arcaica e coronelista, mudar esse controle familiar que reina nas últimas décadas em nosso município”.

Representando o grupo político do ex-prefeito Jardel Sebba, o deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB) também pode ser um dos adversários de Adib. O médico - único eleito para a Assembleia Legislativa de Goiás em Catalão – pode compor chapa com o MDB de Catalão, como mostrou a reportagem do Jornal Opção. “Cogita-se que um nome do MDB, pode ser vice de Gustavo Sebba. Loucura? Pode até parecer, porque MDB e PSDB não se misturam em Catalão. Mas, depois da aliança entre parte do MDB e Ronaldo Caiado — eram adversários históricos —, tudo é possível”.

O vereador e sindicalista Rodrigo Alves Carvelo, hoje filiado ao Solidariedade, também é cotado, mas ainda sem muitos sinais do parlamentar. Nesta sexta-feira (2/7), Rodrigão apareceu numa foto ao lado de lideranças do MDB local e estadual. Nas redes, o vereador atua com ação social, principalmente, em busca de incentivos e parcerias para ajudar pacientes que fazem tratamento contra o câncer em Barretos (SP).

O Psol, que em 2016 teve a professora universitária Camila Campos como candidata, ainda não confirmou se vai repetir a candidatura. O nome do professor Mascote, ex-candidato a vereador pelo mesmo partido e professor da rede pública estadual, chegou a ser ventilado nas redes sociais.

Ex-secretário de esportes da gestão Adib Elias, Giovanni Cortopassi têm se dedicado a visitar parceiros políticos, como mostram publicações em redes sociais. Cortopassi deve sair candidato pelo PDT. “Não se trata de nome, mas sim de visão política”, publicou.

Recém-chegado na política, o empresário André Borges Marques pode compor uma chapa pura para disputar a Prefeitura pelo PSL. Com o maior fundo partidário desde então, o PSL já estreou campanha de filiação em outdoors pela cidade e pretende surfar no mesmo discurso que elegeu Jair Bolsonaro.