Ação foi desenvolvida na sede social do Rotary Club Catalão 1° de Novembro, das 8h às 13h. Exames foram gratuitos e destinados a homens e mulheres com mais de 40 anos.










O Rotary Club Catalão 1° Novembro, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde e Centro de Diagnostico Dr. Silvio Paschoal, promoveram na manhã deste sábado (27/7), das 9h às 13h, um mutirão para testes rápidos e gratuitos de hepatite C, na sede social do clube na Avenida Maria Marcelina n° 1.170 – Setor Ipanema. A ação é alusiva ao Dia Mundial de luta contra as Hepatites, comemorado no dia 28 deste mês.
Conforme o presidente do Rotary Club Catalão 1° de Novembro, Carlos Duarte, foram disponibilizados 500 testes, cujo público-alvo são homens e mulheres com mais de 40 anos. “A doença é silenciosa e é preciso que as pessoas façam os testes. Somente com o resultado em mãos é possível o tratamento. Noventa por cento dos casos é curável, mas é preciso cuidar”, relata o presidente rotariano.
E neste domingo (28/7), a promoção de exames continua no Parque de Exposições durante a manhã e tarde no ultimo dia de Festa da EXPO CATALÃO, em conjunto com os Rotary Club Catalão e Solidariedade, que realizaram atividade paralelamente a parte no Centro da cidade, na Avenida Raulina Fonseca Paschoal.
Dados
No mundo, há mais de 400 milhões de pessoas que carregam os vírus das hepatites B e C e, apenas 5% dos casos estão diagnosticados.
No Brasil, a doença viral aumentou 20% de 2008 a 2018, segundo dados do Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais 2019, divulgado pelo Ministério da Saúde. Atualmente, 500 mil pessoas convivem com a doença no país.
Causas
A doença é assintomática até as suas fases mais avançadas e, geralmente, quando o portador percebe os primeiros sintomas, já é tarde demais e a única possibilidade de cura seria um transplante de fígado.



