Parceria entre Governo de Goiás e Sociedade Brasileira de Dermatologia será realizada no dia 15 de junho no Hospital de Doenças Tropicais, em Goiânia

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) Regional Goiás, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realizam no próximo dia 15 de junho, das 8 às 12 horas, o projeto “Dermatologia em Ação”, no Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), localizado em Goiânia. Durante o evento serão realizados atendimentos dermatológicos para prevenir o câncer de pele e fazer o diagnóstico de psoríase e hanseníase. Todos os serviços são gratuitos.
Pelo menos 20 especialistas trabalharão no dia para atender os pacientes que buscarem a unidade de forma espontânea. Além da consulta dermatológica, alguns procedimentos mais simples também serão realizados durante a ação e casos mais complexos serão encaminhados para o Hospital das Clínicas (HC), para dar prosseguimento ao tratamento.
“Os pacientes que forem diagnosticados como suspeitos já vão começar o tratamento de imediato e os casos de alta complexidade serão encaminhados imediatamente para o HC, onde parte da equipe trabalha”, explica o médico Marco Chaul, um dos responsáveis pela campanha. Para ele, a ideia desse projeto aproxima a sociedade goiana para a prevenção e tratamento das doenças dermatológicas e colabora para que as equipes de dermatologia do HDT e do HC possam prestar um atendimento de qualidade, preventivo e diagnóstico às pessoas que buscarem o atendimento.
A coordenadora de residência médica em dermatologia do HDT, Mirian Castilho, lembra que essa é uma oportunidade para os pacientes que aguardam consulta dermatológica preventiva buscarem o atendimento. “Precisamos aproximar a dermatologia para a prevenção e tratamento de doenças e essa é uma oportunidade para pacientes com lesões dermatológicas terem acesso ao especialista”. Mirian Castilho ressalta ainda que é fundamental a consciência da população para a dermatologia, muitas vezes lembrada apenas para a questão estética.
Durante a ação, a parte ambulatorial e demais seções do HDT estarão disponíveis para os médicos voluntários e a equipe de residência médica em dermatologia da unidade. O hospital também cede cede as equipes administrativa e de enfermagem que vão auxiliar nos atendimentos realizados durante o projeto.