A Secretaria de Meio Ambiente de Três Ranchos, realizou o plantio de mudas do Cerrado, juntamente com representantes da Saneamento de Goiás (SANEAGO) e com a participação dos alunos da Escola Municipal Santa Rita de Cássia e Câmara Municipal de Vereadores, nesta sexta (22/03), Dia Mundial da Água, data destinada principalmente a discutir os temas relacionados a esse importantíssimo e necessário bem que a natureza nos dá.
Em busca da conscientização sobre que importância da água, foi realizado na cidade de Três Ranchos o projeto “Amigos das Águas” que é baseado na preservação das nascentes do córrego Cutia. A Fazenda Lagoa, que pertence ao senhor Eleandro Silva (Cutia) recebeu mais 100 mudas nativas do Cerrado, uma vez que, ao final de 2018, a propriedade já havia sido contemplada com cerca de 170 unidades. As espécies plantadas neste dia mundial da água foram: mulungu, bálsamo, umbaúba, ipê-amarelo e jacarandá.
As secretárias: Professora Andréia Carrijó (Educação) e Clícia Feitosa (Meio Ambiente) aproveitaram o momento para ressalvar aos pequenos sobre a importância daquela ação para o nosso dia a dia. A professora Andréia, também informou que a escola vem realizando inúmeras atividades dentro de sala de aula sobre o tema água e Meio Ambiente.
O representante da Saneago José Maria, também, ressaltou as contribuições sobre o plantio de árvores e de como elas são importantes às veredas, e por fim informou os nomes de todas as espécies que ali seriam plantadas, bem como a maneira correta de seu plantio.
De acordo com a SEMMA, Clícia "o plantio de mudas nativas visa a recuperação dos mananciais, e proporciona à educação ambiental sobre a importância das matas ciliares na conservação dos recursos hídricos”.
Para o vereador Leomar Pereira da Silva (Baratão) a aula prática oferecida naquele momento, foi de suma importância para que, aja um interesse maior das crianças pelas questões que envolvem o Meio Ambiente.