8ª Etapa da Conferência Municipal de Saúde de Catalão é realizada no auditório Sirlene Bastos da UFG
- Redação
- 16 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
Com o tema “democracia e saúde: saúde como direito; consolidação e financiamento do SUS”, o Conselho e a Secretária Municipal de Saúde de Catalão realizaram mais uma Conferência Municipal. O encontro aconteceu no auditório Prof. Sirlene Bastos, na Universidade Federal de Goias (UFG) - Regional Catalão, e acompanha a 16ª Conferencia Nacional de Saúde, que será realizada em agosto, na capital federal.
Na mesa de abertura, a presidente do Conselho, Elisângela, a vice-presidente, Dayana, o secretário de Saúde, Velomar Rios, a Diretora da Regional UFG, Roselma Lucchese, e o representante do Conselho Estadual de Saúde, Severino Soares. Vítor Luís ainda esteve representando o Conselho Regional de Psicologia e Wanessa Batista, o Serviço Social.
Durante a fala, Velomar Rios, secretário de Saúde, pediu ajuda e colaboração de todos para combater a dengue em Catalão. “Fui recém-empossado como secretário municipal de saúde e estou num espírito de colaboração, além das duas pastas que já coordeno do dia a dia, assumi interinamente a saúde até que o prefeito nomeie o secretário titular, que vai permanecer até o fim do mandato. (...) Eu gostaria ainda de pedir a ajuda de vocês para combater a dengue em nosso município, eu queria pedir cada um ou cada uma para conversar com os vizinhos, orientar, para que não deixamos a dengue tomar conta”, completou.
Em dois dias de conferência,14 e 15 de março, foram discutidas propostas de melhoria no sistema público de saúde, que serão levadas a conferência estadual, em Goiânia, e depois a nacional, em Brasília. Em Catalão, as discussões foram dividas em três grupos: saúde como direito; consolidação e princípios do SUS e financiamento adequado e suficiente para o SUS.
Durante os dias da conferência, os participantes ainda puderam conhecer a Tenda Paulo Freire, que apresentou informações sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs). No espaço, várias atividades, como oficina de artesanatos, vivência de dança circular, escrita criativa, artesanato, automassagem e apresentação de artefatos Do Museu de Congadas de Catalão.