Encontro de Presidentes de Câmaras é promovido pelo TCM GO
- Redação
- 6 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO) realizou na manhã do último dia (28/2) o 2º Encontro de Presidentes de Câmaras do Estado de Goiás, visando esclarecer dúvidas técnicas sobre o julgamento das contas do Executivo. O evento reuniu, no plenário do Tribunal , o presidente Joaquim de Castro; o chefe de Gabinete de Gestão do Governo de Goiás, Lívio Luciano, representando o governador Ronaldo Caiado; o diretor administrativo da Assembleia Legislativa, Padre Ferreira; presidente do União dos Vereadores do Estado de Goiás, Ricardo de Oliveira Carneiro; presidente da União dos Vereadores Mulher, Taís Lopes; o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Régis Gonçalves Leite; vice-presidente do TCMGO, Daniel Goulart; os conselheiros do TCMGO, Francisco Ramos, Nilo Rezende, Sérgio Cardoso e os conselheiros-substitutos Irany Júnior e Flávio Luna.

Durante a solenidade de abertura, fizeram uso da palavra o presidente da União dos Vereadores de Goiás, Ricardo de Oliveira Carneiro. Foi seguido pelo presidente do TCMGO, Joaquim de Castro, que agradeceu a presença das autoridades que compuseram a mesa e dos vereadores presentes. Padre Ferreira, em nome do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Lissauer Vieira, parabenizou o Tribunal pela iniciativa, ressaltou a importância do Encontro e colocou o Legislativo à disposição do TCMGO, na sua função de auxiliar os gestores dos 246 municípios goianos.
Livio Luciano destacou a importância dos vereadores e suas atividades, principalmente, devido à proximidade deles com os moradores de suas cidades. “São eles que ouvem de perto os clamores e as demandas da população. O governo do Estado faz questão de colaborar com os vereadores, assim como as ações do Tribunal no sentido de orientar as gestões em cada município”, frisou. E concluiu reforçando que o Governo do Estado é parceiro do TCMGO, explicando que o papel do Tribunal “é orientar mais e punir menos, resultando em custo e benefício para a população”
O procurador-geral do MPC, Régis Gonçalves Leite, também ressaltou a importância dos municípios e a parceria com a Corte de Contas no trabalho de controle externo. “O TCM está sempre aberto a todos os vereadores e prefeitos para a solução de problemas e no bem comum da população.
Em seguida à solenidade de abertura, iniciaram-se os debates e palestras. A primeira foi com a auditora da Secretaria de Contas Mensais de Gestão, Suelaine Laurindo, que falou sobre “Aspectos Relevantes das Contas de Gestão – Câmaras Municipais”. Na sequência, o auditor da Secretaria de Atos de Pessoal do TCMGO, Jorge Moraes, abordou o tema “Subsídios, 13º salário e Férias dos Agentes Políticos
Comments