Catalão: Câmara Municipal tem debate intenso sobre disputa pela presidência da casa e vota criação d
- Redação
- 8 de dez. de 2018
- 2 min de leitura
A Câmara Municipal de Catalão deu início ao mês de dezembro com discussões intensas. Legislativo está em processo para decidir qual será a nova mesa diretora a presidir a casa pelo biênio 2019-2020. Polêmicas com a formação de chapas e troca de acusações entre vereadores tem marcado os debates em plenário. Durante sessão realizada na primeira semana do mês, vereadores puderam também debater a criação de datas comemorativas no município, como o Dia Municipal do Nordestino.
Principal ponto de discussão na disputa pela presidência da Câmara é a ruptura de Marcão da Coruja (PRP) com o grupo do Vereador Caçula (MDB) para encabeçar chapa ao lado dos vereadores Cleuber Vaz (PTC), Vandeval (MDB) e Leonardo Bueno (PSB). Em Sessão Ordinária no legislativo Marcão foi chamado de traidor por Claudio Lima, que criticou também sua postura ao deixar o cargo de Secretário de Agricultura e voltar ao posto de vereador, função que era ocupada por seu suplente, Marciel Mesquita (DEM). “Nós temos nessa casa uma história parecida com a de Judas”, declarou Claudio tecendo uma crítica.
Caçula se pronunciou dizendo que apesar das divergências políticas prefere uma postura menos enérgica, mas que mesmo assim discorda da atitude de Marcão. O Vereador relatou que o procurou quando ainda secretário e sempre obteve declarações de apoio ao declarar seu projeto de concorrer à presidência do legislativo. “Ele tem o direito de entrar na disputa sim, mas havíamos feito o compromisso de que me apoiaria e sendo questionado até no último dia do prazo para registro de chapas em nenhum momento revelou que participaria da disputa”. “Foi uma surpresa muito grande pra todos nós do grupo”, destacou Caçula.
Marcão se defendeu dizendo que tomou a decisão de deixar o grupo e integrar a chapa opositora por não concordar com os demais membros e que não se pronunciou porque não poderia dizer tudo o que pensava a respeito. “Na oportunidade que tive de conversar com Caçula não pude falar como deveria”, declarou. Com a definição dos posicionamentos as chapas ficam da seguinte forma: de um lado a chapa liderada por Caçula (MDB) traz como Vice-presidente Cláudio Lima (MDB); Rodrigão (SD) como 1º Secretário e Luiz Pamonheiro (PRB) como 2º Secretário; do outro a chapa de Marcão da Coruja (PRP), tem Cleuber Vaz (PTC) vice presidente, Vandeval (MDB) 1º secretário e Leonardo Bueno (PSB)2º secretário.
Esfriando um pouco o debate em sessão, vereadores votaram e aprovaram o Projeto de Lei N° 80/18, de autoria do Vereador Rodrigão, que institui o “Dia Municipal do Nordestino em Catalão”. Nas palavras do autor, “o projeto é uma forma de reconhecer a importância que os imigrantes nordestinos tiveram na construção de Catalão”. Também entraram na pauta projetos para instituir o “Dia do Motociclista”, “Dia do protetor, da adoção e do bem estar animal” e uma iniciativa para declarar como de utilidade pública a Associação de catalão Contra o Câncer.