Estação de Tratamento de Esgoto que se tornará a 1ª de Goiás a utilizar reatores
A Prefeitura de Catalão através da SAE deu início às obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município. A ordem de serviço foi assinada pela Superintendência Municipal de Água e Esgoto (SAE) na manhã da última quinta-feira (25/10). Serão investidos no projeto cerca de R$ 28 milhões, garantidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. A iniciativa visa modernizar o tratamento de esgoto e ampliar a capacidade da estação expandindo o sistema de captação para atender bairros afastados do centro da cidade.
Com o projeto a ETE ganhará um novo sistema de tratamento do esgoto, abandonando o atual método de reservatórios para utilização de reatores. Com as mudanças na estrutura, a estação captará o esgoto em recipientes fechados direcionando todos os gases emitidos durante o processo de tratamento para serem queimados. Além de cessar a emissão de gases tóxicos na atmosfera também será eliminado o mal cheiro, proporcionando maior qualidade de vida para a população que reside nas proximidades.
Em entrevista o Superintendente da SAE, Rodrigo Ramos Margon Vaz, destacou a expansão da capacidade de tratamento da nova estação. Atualmente são tratados 220 litros por segundo, o que será ampliado para 360 litros por segundo com a inauguração dos reatores. "Mais do que modernizar o procedimento, vamos preparar Catalão para continuar atendendo as demandas de tratamento de esgoto pelos próximos 10 ou 20 anos. Além disso, também vamos poder devolver a água tratada ao Ribeirão Pirapitinga sem causar danos, tudo atendendo aos padrões internacionais de qualidade", informa Rodrigo Margon.
As obras vão ampliar a capacidade de atendimento também da rede de captação do esgoto para bairros afastados do centro de Catalão. Será instalado um coletor do outro lado da rodovia BR 0-50, permitindo futuras obras para que a população possa abandonar as atuais fossas sépticas. Os bairros a serem atendidos serão Castelo Branco, Pontal Norte, Maria Amélia, Bairro Estrela, Alvino Albino, Portal do Lago e outros mais. O prefeito Adib Elias Junior ressalvou que "esta obra representa o avanço de uma das principais metas da gestão atual que é garantir água tratada, captação de esgoto e coleta de lixo para 100% do município. Nossa cidade cresce cada dia mais e de forma ordenada", pontua o gestor catalano. (Texto: Redação Portal Serra Dourada News / Fotos: Araujo Fotografia Panorâmicas: Rogério Machado Master Droner)