Aspectos ambientais da possível instalação de 41 PCHs na sub-bacia do Corumbá são debatidos no MP
- Redação
- 5 de out. de 2018
- 1 min de leitura
O Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do MP-GO promoveu reunião com promotores que atuam na Sub-Bacia Hidrográfica do Médio Rio Corumbá no ultimo dia 02/10, para apresentação de aspectos técnicos relativos à possível instalação de 41 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no curso d’água. A apresentação da avaliação ambiental integrada da sub-bacia foi feita pelo analista ambiental da Unidade Técnico-Pericial Ambiental do MP-GO, Juber Henrique Amaral.
Segundo esclarecido, os principais cursos hídricos da sub-bacia são os Rios do Peixe, Piracanjuba e Corumbá, com destaque ainda para o Rio São Bartolomeu, um dos maiores afluentes do médio Rio Corumbá. Na apresentação, foram detalhadas informações sobre a definição de uma PCH, os incentivos públicos para instalação, as etapas de licenciamento, assim como possíveis impactos à fauna e flora.
Conforme apontado pelo analista, dentre as 41 PCHs, 17 estão previstas para serem instaladas no Rio Corumbá, 7 são barramentos previstos para o Rio do Peixe, 5 estão previstas para o Rio dos Bois (afluente do Rio do Peixe) e 12 devem represar o Rio Piracanjuba.
A reunião, segundo ponderou o promotor Delson Leone, teve por objetivo dar uma visão geral dos aspectos técnicos, visando subsidiar a atuação dos promotores de Justiça na área ambiental. Participaram da reunião os promotores de Justiça Simone Disconsi (Santa Cruz de Goiás), Rafael Machado de Oliveira (Caldas Novas), Carlos Luiz Wolff de Pina (Silvânia), Paulo Eduardo Penna Prado (Orizona), Lucas César Costa Ferreira (Vianópolis) e Leandro Franck de Oliveira Ávila e Simone Sócrates de Bastos (Ipameri). (Texto: Cristina Rosa - Fotos: João Sérgio / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)