A Carreta de Prevenção de Câncer, do Hospital do Amor de Barretos, esteve na cidade de Davinópolis, durante esta segunda (1°/10), a fim de fazer 90 exames para diagnosticar alterações na próstata e colo de útero. Esses tipos de câncer são os mais comuns atualmente e que apresentam diagnóstico mais simples e barato, que pode ser realizado fora de hospitais especializados.
Tudo é feito na carreta climatizada e equipada com centro cirúrgico, sala para exame Papanicolau (Preventivo de câncer no colo do útero) e de próstata, aparelhos modernos para examinar pacientes e identificar tumores no útero e lesões na pele.
Os viajantes - três enfermeiras e um motorista - compõem a equipe especializada em Oncologia e apta para diagnosticar e passar orientações de como prevenir vários tipos de câncer. Reconhecimento O veículo roda o Brasil desde 2001 e cada dia atende uma cidade diferente. Trata-se de um reconhecimento da entidade pelo trabalho realizado em Davinópolis para arrecadar recursos para o hospital.
Os 90 pacientes atendidos foram triados pela Unidade Básica de Saúde de Davinópolis. Os homens que passaram pelo exame de próstata têm mais de 50 anos; as mulheres que fizeram o Papanicolau têm mais de 25 anos e vida sexual ativa.
O prefeito Wilker Ferreira da Silva acompanhado do chefe de gabinete Alvim Ramos Rodrigues, o secretário de administração Karley David de Souza Gomes, e a diretora de Saúde do município Juliana Gomes estiveram presentes e parabenizam a toda a equipe de Barretos e as colaboradoras da UBS de Davinópolis pelo empenho em atender a todos os munícipes.
A diretora de Saúde Juliana Gomes explica que a meta do hospital é visitar todas as cidades que colaboram com a instituição. “Qualquer município pode requisitar a visita da carreta de prevenção do câncer, mas o hospital dá prioridade para aqueles que contribuem com a instituição. Em nosso município temos os coordenadores do Hospital do Amor de Barretos Alessandro Matias e Vanessa Ribeiro que muito se empenhou em conseguir essa carreta para atender em nosso município”, afirma.
Os coordenadores Alessandro Matias e Vanessa Ribeiro, sentiram orgulhosos em viabilizar a Carreta pela 1ª vez para Davinópolis, diante êxodo do I Leilão Direito de Viver realizado em 2017 que teve uma significativa arrecadação para a instituição e este ano de 2018, a coordenação está organizando o II Leilão Direito de Viver para o mês de dezembro, esperando a colaboração de todos pelo Hospital do Amor de Barretos.