top of page

Catalão terá Nova Usina de Reciclagem de Resíduos Sólidos


Adib Elias lança obra da Nova Usina de Reciclagem de Resíduos Sólidos

Na manhã desta segunda (27/08), o prefeito Adib Elias, acompanhado de secretários e vereadores da base, participou da cerimônia de lançamento da Nova Usina de Reciclagem de Resíduos Sólidos, que em breve deverá produzir materiais para construção de casas, distribuídos à população de baixa renda.

Em seu discurso, Adib destacou a urgência em dar destinação adequada a estes materiais, e relembrou a matéria veiculada pelo jornal “O Popular”, quando assumiu a Prefeitura em janeiro de 2001, em seu 1° mandato quando Catalão figurava entre as cidades que mais tinham resíduos sólidos na região urbana. “Estamos aqui lançando uma das obras mais importantes para o município, Catalão tem hoje 250 toneladas de resto de construção, isso vai ser útil com o lançamento dessa indústria. Além de produzir energia, vamos resolver o problema do material de construção, produzindo tijolos, para que através da ação social o benefício possa chegar a população”, salienta o gestor catalano.

Adib continuou dizendo que a nova usina é uma vitória para os catalanos e catalanas, pois foi conquistada somente com investimento de setor público. “Essa obra é a primeira obra do Brasil bancada apenas pelo setor público, e temos somente 50 cidades com represa de resíduos, então estou muito alegre, muito satisfeito, com esse investimento de R$ 2 milhões e meio, com dinheiro do município, com certeza seremos exemplos para o Brasil”, completou.

Em entrevista, o prefeito e coordenador da campanha de Ronaldo Caiado (DEM) ao governo de Goiás falou que desde 2001, desde que esteve à frente da Prefeitura pela 1ª vez, o município sempre esteve desenvolvendo ações de preservação do meio ambiente. “Desde de 2000, eu escuto falar que temos que cuidar do meio ambiente. Fizemos Parques, Lagos, tiramos redes de esgoto clandestina e criamos o Aterro Hidratado de Resíduos Sólidos, a Cooperativa de Reciclagem, Incinerador hospitalar, Cemitério de Animais e o Galpão Para Recebimento de Materiais Recicláveis ”, ressalva o gestor catalano.

A Usina de Reciclagem será para aproveitar cerca de 4.500 toneladas de resíduos da construção civil que são produzidos por mês em Catalão, aonde serão produzidos diversos produtos como areia, brita, cascalho e também energia elétrica. A informação é que cerca de 90% dos resíduos são aproveitados nesse manejo.

A expectativa é que dentro de seis meses a obra estará concluída e irá possibilitar boa economia de energia, pela produção de biomassa, para os cofres da Prefeitura. Cerca de 20 empregos diretos serão efetivados com essa Usina, em um investimento estimado em R$ 2,5 milhões de reais, que serão realizados pela STS Gestão Em Soluções Tecnológicas Sustentáveis. (Texto e Fotos: Carlos Duarte)

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2017 "SDNEWS.COM.BR".  Liderança Bureal de Criação 'André Martins '

bottom of page