A Prefeitura de Catalão, através da Secretaria de Educação tem trabalhado em parceria com o SEBRAE, para viabilizar a atuação do Programa Nacional de Educação Empreendedora junto à rede pública de educação do município. O projeto é conduzido através de cursos, oficinas e palestras preparadas especificamente para cada fase do ensino, desde o fundamental até o superior.
A iniciativa tem o objetivo de estimular e capacitar jovens para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, despertar atitudes empreendedoras para que eles possam reconhecer oportunidades e planejar carreira. A Secretaria Municipal de Educação ou Instituição de Ensino interessada em atuar com o projeto deve procurar o SEBRAE mais próximo para negociar a parceria e a realização da capacitação dos professores que vão ministrar o conteúdo.
Além dos cursos nas escolas, têm sido ministradas várias palestras voltadas para empreendedorismo na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (ACIC/CDL), onde funciona a unidade do SEBRAE de Catalão. Os temas tratam de como formalizar uma empresa, finanças, legislação e dos benefícios da formalidade para o empreendedor. Diversos segmentos do mercado podem tirar proveito dos eventos, como microempreendedores individuais, pequenas empresas, produtores rurais e artesãos.
As palestras, gratuitas, são realizadas todas as terças-feiras pela manhã e podem beneficiar também municípios vizinhos. O empreendedor que já tem intenção de aderir à formalidade pode providenciar seu CNPJ logo após o evento e emitir seu alvará de funcionamento. Além disso, também é oferecido serviço de consultoria para que o empreendedor tenha suporte após a formalização ou queira aprimorar seu negócio.
Fazendo um balanço do trabalho desenvolvido a Gerente do SEBRAE no município, Fernanda Lobato, dá destaque a parceria com a Prefeitura e os resultados obtidos. “A administração municipal tem sido uma grande parceira nossa e o trabalho junto aos empreendedores tem sido efetivo”, destacou.
Como resultado dessas ações, empresas de Catalão têm vislumbrado novas oportunidades para aprimorar e expandir seu campo de atuação. A exemplo, em junho deste ano o SEBRAE pretende levar algumas delas até São Paulo para expor seus produtos no Salão Moda Brasil, um consagrado evento de moda focado em lingerie, praia e fitness.