Entre os principais debates, o economista e professor Júlio Paschoal cita o programa para geração de emprego entre os jovens

Durante entrevista ao Portal Serra Dourada News, o pré-candidato a Assembleia Legislativa pelo PSDB, Júlio Paschoal falou do legado política enquanto estive a frente das Superintendências: de Finanças da Secretaria Cidadã e de Patrimônio da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (SEGPLAN) e da bandeira de empregabilidade aos jovens.
Júlio Paschoal afirmou que esteve à frente de programas ‘importantes’ para os jovens em diversos municípios que goianos, e que um estudo de vulnerabilidade dos municípios clareou o caminho para combater o desemprego entre jovens. “Enquanto superintendente de gestão da secretaria de financias, participei do programa jovem Cidadão, na oportunidade, em 2015, 80 municípios eram atendidos. (...) Buscamos um estudo de vulnerabilidade de todos os municípios de Goiás, para redistribuir esses jovens na totalidade dos municípios goianos, então em fevereiro de 2016, os 246 municípios, baseado nos dados do Instituto Mário Borges e SEGPLAN, cada um deles passou a ter de cinco a sete jovens, cidades maiores passaram a ter 20 jovens”, explicou.
Ao sair da Secretaria Cidadã e sabendo a importância de se criar uma oportunidade para o jovem, criei em parceria com o Deputado Federal Giuseppe Vecci, o 'Programa Trabalhando com Jovens", uma parceira com a Fundação Pro Cerrado e a iniciativa privada que pode ou não ser coordenada por um agente público. O programa em tela abre oportunidade para jovens de 14 a 24 anos no mercado de trabalho. O programa tem duas fases, a primeira visando a contratação de jovens e a segunda estágios. Na área de estágios o parceiro deixa de ser a Fundação Pro Cerrado e passa a ser o Instituto Evaldo Lodi (IEL) do Grupo FIEG. No entanto a modelagem é a mesma. Os programas além de permitir a inclusão do Jovem, no mercado de trabalho é interessante também por desonerar os poderes públicos: Estadual e Municipal.
“A custo zero para o parceiro, nós podemos abrir vagas para os jovens de acordo com o potencial do município, em Catalão por exemplo, conversei com a secretária de Ação Social, Adriete Corradi Elias, e cumprimos todas as fases, ficou faltando apenas a última, de levar o técnico para fazer uma palestra. São cerca de 700 empregos em Catalão, é um trabalho que vou levar na minha plataforma política”, destaca Júlio Paschoal citando o programa Trabalhando com Jovens que em breve, deve ser implantado em Catalão.
Perguntando sobre a possibilidade de dividir palanque com o então deputado tucano Gustavo Sebba, Júlio Paschoal disse que ela é “inexistente”. Paschoal diz ainda que tem apoio incondicional em 5 municípios com gestores em que figura como candidato único e mais 12 que divide com atuais representantes da Assembleia Legislativa. O pretenso candidato a deputado estadual cita que também possui história para ser votado em Catalão. “Embora nós dois sejamos pré-candidatos do PSDB, eu saio por Goiânia e ele sai por Catalão. Tenho legitimidade para ser votado em Catalão, pois nasci em Catalão, dei aula, minha família participa da história política da cidade e em todos os cargos que ocupei procurei ajudar Catalão e os municipios que integram a região sudeste, não há nenhuma possibilidade, eu vou ter minhas reuniões que levarei o governador Jose Eliton pré-candidato a reeleição, enquanto que o deputado terá as dele. A única coisa que os une é serem pré-candidatos pelo PSDB”, salienta Júlio.
O professor citou ainda que têm construído sua trajetória política desde 2012, e que atuou em diversos municípios enquanto esteve na coordenação do programa Vapt-Vupt Itinerante. “Em nome do deputado federal Giuseppe Vecci e do então governador Marconi Perillo, quando coordenei a Patrulha de Desenvolvimento Regional, fizemos 283 emissões em 200 municípios, então eu tenho capilaridade no estado, e embora eu seja da região da Estrada de Ferro, estou presente em 72 municípios do Estado, as duas bases eleitorais são Catalão e Goiânia, e estou em todos os municípios, a exceção do entorno de Brasília com relação a uma questão ética com a ex-secretária Leda Borges”, completa o pretenso candidato a deputado estadual.
Por último, Júlio lembrou que hoje possui parcerias em 72 municípios, sendo 17 prefeituras. O tucano lembrou também do apoio que recebe em 43 polos da Universidade Estadual de Goiás (UEG), sendo apadrinhado pelo Reitor da instituição, Haroldo Reimer.