top of page

Senado: Quadro indefinido


Marconi aparece com 16,1% das intenções de voto, Lúcia, 11,7% e Jorge Kajuru (PRP) em 3º lugar, com 8,4%, Demóstenes Torres (PTB) vem em seguida, com 6,1%; como há duas vagas em disputa, entrevistados escolheram dois nomes

O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) é o primeiro colocado nas intenções de voto para a disputa ao Senado em Goiás, com 16,1%, segundo pesquisa Serpes/O POPULAR realizada dos dias 30 de março a 5 de abril. A senadora Lúcia Vânia (PSB) é a segunda colocada, com 11,7%.

Em um cenário com oito nomes apresentados ao eleitor, o vereador de Goiânia Jorge Kajuru (PRP) aparece em terceiro lugar, com 8,4%, e o ex-senador e procurador de Justiça licenciado Demóstenes Torres (PTB) vem em seguida, com 6,1%.

O deputado federal João Campos (PRB) e o ex-deputado Vilmar Rocha (PSD) registram porcentual semelhante - 5,2% e 5,1%, respectivamente. O deputado federal Pedro Chaves (MDB) tem 2,6%. O senador Wilder Morais (ex-PP, agora no DEM) é o último colocado, com 1,4%.

A disputa para o Senado este ano tem duas vagas, portanto, os entrevistados puderam escolher dois nomes na simulação. Dos 801 eleitores consultados, 35,3% disseram não saber em quem votar e 8,1% afirmaram que votariam nulo ou não votariam.

O nome de Agenor Mariano (MDB) não aparece na pesquisa porque ele anunciou a pré-candidatura ao Senado depois do registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 29 de março. O emedebista deixou a Secretaria de Planejamento de Goiânia na semana passada para tentar vaga na chapa majoritária.

Capital

A pesquisa mostra que em Goiânia, Kajuru, que foi o vereador mais votado na capital, lidera a disputa ao Senado, com 15,8% das intenções de voto, contra 12,7% de Marconi e 11,9% de Lúcia Vânia. Demóstenes tem 8,5% na capital, o maior porcentual na divisão da pesquisa por regiões.

Marconi alcança 25,8% na Região Noroeste do Estado e 18% no Entorno do Distrito Federal. Lúcia Vânia tem o maior porcentual na Região Norte (15,3%) e o menor no Entorno, com 8,5%.

Na divisão por nível de instrução, Marconi tem a maior preferência entre eleitores que apenas leem e escrevem (20,2%) e a menor no grupo de nível superior (12,2%). Neste universo de maior escolaridade, Kajuru aparece com 9,9% e Lúcia, com 7,6%.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, em que não há cartela com nomes, 82% dos eleitores goianos não sabem em quem votar. Marconi lidera com 4,7% e Lúcia Vânia tem 2%. Kajuru aparece com 1,7%, Demóstenes, com 1,2% e João Campos, 1,1%. Pedro Chaves tem 0,5% e Vilmar, 0,4%.

Os eleitores citaram um total de 14 nomes, incluindo o senador Ronaldo Caiado (DEM), que tem mandato no Senado até 2020 e é pré-candidato ao governo. Agenor Mariano é citado (0,1%), assim como Delegado Waldir (PSL), com 0,2%. O ex-deputado federal Sandro Mabel (MDB), o ex-governador Maguito Vilela (MDB), e os deputados federais Jovair Arantes (PTB) e Flávia Morais (PDT) registram 0,1%, cada um.

Na espontânea, 5,8% afirmaram que vão anular o voto ou não vão votar.

Rejeitados

Um terço do eleitorado goiano não votaria no ex-governador Marconi Perillo (PSDB) nem no ex-senador Demóstenes Torres (PTB) para o Senado este ano, indica pesquisa Serpes/O POPULAR. Questionados sobre em qual dos oito pré-candidatos ao Senado o eleitor não votaria de jeito algum, 34% responderam Marconi e 33,3%, Demóstenes. O vereador Jorge Kajuru (PRB) é o terceiro colocado em rejeição, com 21,6%. O ex-deputado federal Vilmar Rocha (PSD) aparece com 20,2% e a senadora Lúcia Vânia (PSB), com 19,6%. O deputado federal João Campos (PRB) tem 18,9% e o senador Wilder Morais (DEM), 17,1%. O deputado Pedro Chaves (MDB) é o menos rejeitado, com 16,9%. Dos 801 eleitores ouvidos, 29,7% afirmaram que não rejeitam nenhum dos pré-candidatos e 7,2% não responderam.

Marconi renunciou ao quarto mandato de governador na sexta-feira para disputar o Senado e foi sucedido por José Eliton (PSDB). Demóstenes, que teve o mandato cassado para o Senado em 2012 por conta do caso Cachoeira, conseguiu liminar no Supremo Tribunal Federal (STF) para recuperar a elegibilidade e conseguir disputar as eleições deste ano.

Metodologia da pesquisa Serpes/O POPULAR 2018

Universo: Eleitores do Estado de Goiás Tamanho da amostra: 801 eleitores Margem de erro: 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos. Intervalo de confiança: 95% Regiões pesquisadas: Goiânia; Inhumas; Nerópolis; Anápolis; Goianápolis; Guapó; Senador Canedo; Aparecida de Goiânia; Goianésia; Porangatu; Uruana; Ceres; Abadiânia; Luziânia; Novo Gama; Formosa; Simolândia; Águas Lindas; Piracanjuba; Ipameri; Catalão; Morrinhos; Itumbiara; Santa Helena; Rio Verde; Jataí; Caçu; São Luís de Montes Belos; Iporá; Vila Boa de Goiás e Faina. Coleta de dados: 30 de março a 5 de abril Contratante: J. Câmara e Irmãos/Jornal O Popular

Registro: Esta pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo número BR-07829/2018 e no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo número GO-05562/2018 no dia 29 de março de 2018. Responsabilidade técnica: Serpes Pesquisas de Opinião e Mercado Ltda.

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2017 "SDNEWS.COM.BR".  Liderança Bureal de Criação 'André Martins '

bottom of page