A criação da Universidade Federal de Catalão trará mudanças significativas para o município. Com a recente sanção dada pelo Presidente da República Michel Temer, a então UFG Regional Catalão passa a se chamar UFCAT. Não restrita apenas à sigla, a mudança implica em maior autonomia para a instituição, que poderá direcionar seus projetos e ações de acordo com as demandas da região sudeste de Goiás.
O autor da indicação solicitando a apresentação do projeto no Senado e relator da matéria foi o deputado federal Daniel Vilela, que descreve a aprovação como “um grande avanço para Goiás”. E o principal destaque para essa nova fase é a chegada do curso de medicina à cidade. Os estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no próximo semestre já vão contar com vagas disponíveis para ingressar no curso em 2019.
A consolidação deste projeto é uma demanda antiga do município que teve início na administração do ex-prefeito Haley Margon Vaz, com a chegada da unidade regional da UFG. Haley comemora o início dessa nova fase que será vivida pela comunidade acadêmica local. Para ele, “quando se cria uma universidade não está se fazendo o bem apenas para a cidade, mas para a região e o país também. Ela abre caminho para o progresso, para o crescimento das pessoas. Somente através do ensino podemos conquistar o que precisamos”.
A implantação da nova unidade deverá cumprir um calendário de atividades para sua consolidação. A primeira etapa é a nomeação de um reitor, cujo nome será definido pelo Ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho. Também será nomeada uma universidade tutora para acompanhar o início dos trabalhos, a criação do estatuto e regimento interno visando o funcionamento efetivo da UFCAT.